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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Sentido espacial nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos de matemática
Título(s) alternativo(s): Spatial sense in the early years of elementary school: an analysis of mathematics textbooks
Autor(es): Sousa, Natielle
Zogaib, Simone
Data do documento: 2023
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar atividades sobre o sentido espacial em uma coleção de livros didáticos de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental, aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2023) e adotada por 2 escolas públicas de Aracaju-SE. A metodologia delineou-se a partir de uma abordagem qualitativa, com análise documental como procedimento para seleção e interpretação dos dados encontrados na coleção selecionada. O estudo realizou-se em duas etapas: a primeira referiu-se ao levantamento dos aspectos gerais da coleção e mapeamento do quantitativo de capítulos referentes ao Sentido Espacial. A segunda abordou a categorização, seleção e análise das atividades sobre o tema, com foco nas relações espaciais de posição, localização, direção, distância e perspectiva. Destacam-se como resultados principais: predominância de atividades que abordam as relações de posição e localização e carência de tarefas referentes às relações de distância, direção e perspectiva. Observou-se também a iniciativa das autoras em inserir capítulos específicos com atividades sobre o Sentido Espacial. Dada a importância dessa temática para desenvolvimento do pensamento geométrico, há necessidade de ampliação de tarefas envolvendo as relações espaciais na coleção de livros didáticos, ferramenta amplamente utilizada por professores e estudantes das escolas brasileiras.
Abstract: The objective of this article is to analyze activities on spatial meaning in a collection of mathematics textbooks for the initial years of elementary school, approved by the National Textbook Program (PNLD/2023) and adopted by 2 public schools in Aracaju-SE. The methodology was based on a qualitative approach, with documentary analysis as a procedure for selecting and interpreting the data found in the selected collection. The study was carried out in two stages: the first referred to the survey of the general aspects of the collection and mapping of the number of chapters referring to the Spatial Sense. The second addressed the categorization, selection and analysis of activities on the topic, focusing on the spatial relations of position, location, direction, distance and perspective. The main results stand out: predominance of activities that address position and location relationships and lack of tasks related to distance, direction and perspective relationships. The authors' initiative in inserting specific chapters with activities on Spatial Sense was also observed. Given the importance of this theme for the development of geometric thinking, there is a need to expand tasks involving spatial relationships in the collection of textbooks, a tool widely used by teachers and students in schools.
Palavras-chave: Livro didático
Geometria
Sentido espacial
Textbook
Geometry
Spatial sense
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20118
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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