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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Estágio supervisionado na formação inicial em geografia: relato de experiência com o ensino híbrido
Título(s) alternativo(s): Prácticas tuteladas en formación inicial en geografía: informe de experiencia con docencia híbrida
Autor(es): Valença, Kleber Firpo Prado
Santos, Willian Lima
Charlot, Yan Capua
Data do documento: 2023
Resumo: O presente artigo possui como finalidade, relatar as experiências vivenciadas na disciplina Estágio Supervisionado IV, do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Sergipe, realizado no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, no município de São Cristóvão, estado de Sergipe. Devido a pandemia do coronavírus no estado e as medidas de restrição sanitárias para evitar a propagação do vírus, o estágio foi realizado de forma híbrida, com aulas presenciais e no formato remoto. A carga horária obrigatória do estágio totalizou 120 horas, sendo distribuídas no período de 07 de abril de 2022 a 03 de junho de 2022, na turma de Educação de Jovens e Adolescentes no ensino médio noturno. O objetivo geral foi relatar as experiências docentes no estágio supervisionado IV do curso de geografia da Universidade Federal de Sergipe. A vivência proporciona ao aluno a construção de elo de ligação entre a teoria aprendida na universidade e a colocação em prática dela. Como dificuldades, destaca-se a participação dos alunos nas atividades e a busca de novas metodologias de ensino no modelo híbrido. Conclui-se que, o estágio supervisionado contribuiu no processo de formação de futuro licenciado em Geografia.
Abstract: El objetivo de este informe es relatar las experiencias vividas en la disciplina Práctica Supervisada IV, de la carrera de grado en Geografía de la Universidad Federal de Sergipe, realizada en el Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, en el municipio de São Cristóvão, estado de Sergipe. Debido a la pandemia de coronavirus en el estado y las medidas de restricción sanitaria para evitar la propagación del virus, la pasantía se realizó de forma híbrida con clases presenciales y en formato remoto. La carga horaria obligatoria de la pasantía ascendió a 120 horas, siendo distribuidas del 7 de abril de 2022 al 3 de junio de 2022, en la clase de Educación de Jóvenes y Adolescentes, bachillerato, nocturno. El objetivo general fue relatar las experiencias docentes en la pasantía supervisada IV del curso de geografía en la Universidad Federal de Sergipe. La experiencia proporciona al estudiante la construcción de un vínculo entre la teoría aprendida en la universidad y su puesta en práctica. Como dificultades destacan la participación de los estudiantes en actividades y la búsqueda de nuevas metodologías de enseñanza en el modelo híbrido. Se concluye que la pasantía contribuyó al proceso de formación de los futuros egresados de Geografía.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Geografia
Ensino híbrido
Pasantía supervisada
Geografía
Enseñanza híbrida
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20134
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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