Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20136
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Memórias e narrativas de professores da educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Memoirs and narratives of professors of infant education |
Autor(es): | Nogueira, Ivana Conceição de Deus |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | O presente trabalho se configura como um recorte de estudo de doutorado que tem como centralidade discussões sobre os caminhos da formação de si e da profissão docente na especificidade da educação infantil. Nesse texto, partindo-se da questão problema: De que modos as experiências de vida se expressam no cotidiano das práticas voltadas para a infância?, buscou-se identificar a presença dos trajetos de vida na experiência presente do professor de educação infantil. No interesse de aprofundamentos das potencialidades do método (auto)biográfico, realizou-se uma investigação/formação com 7 (sete) professores que atuam num centro de educação infantil e optou-se pelo uso dos Ateliês Biográficos de Projeto digitais (ABPd), inspirados no trabalho de Delory-Momberger (2006), como dispositivos para a composição de narrativas e recolha de informações. As narrativas (auto)biográficas, potencializaram enlaces entre os processos pessoais e profissionais e confirmaram o sujeito como agente principal de seu projeto formativo. As análises parciais das narrativas docentes, vêm apontando para a importância de investimentos nas experiências que envolvem a problemática do desenvolvimento pessoal, as diferentes práticas de si e os percursos formativos de professores. |
Abstract: | The present work is configured as an excerpt from a doctoral study that has as its centrality discussions about the paths of self-formation and the teaching profession in the specificity of early childhood education. In this text, starting from the problem question: In what ways are life experiences expressed in the daily practices focused on childhood?, we sought to identify the presence of life paths in the present experience of early childhood education teachers. In the interest of deepening the potentialities of the (auto)biographical method, an investigation/training was carried out with 7 (seven) teachers who work in an early childhood education center and it was decided to use the digital Biographical Project Workshops (ABPd), inspired by in the work of DeloryMomberger (2006), as devices for composing narratives and gathering information. The (auto)biographical narratives potentiated links between personal and professional processes and confirmed the subject as the main agent of his formative project. Partial analyzes of the teachers' narratives have been pointing to the importance of investing in experiences that involve the problem of personal development, the different practices of the self and the training paths of teachers. |
Palavras-chave: | Docência Narrativas docentes Educação infantil Teaching Teaching narratives Early childhood education |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20136 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemoriasNarrativasProfessoresEducacaoInfantil.pdf | 242,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.