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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A hegemonia do “saber-fazer” e a formação de professores: contradições epistemológicas
Título(s) alternativo(s): The hegemony of “know-how” and teacher education: epistemological contradictions
Autor(es): Alves Junior, Hélio da Guia
Data do documento: 2023
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar os pressupostos epistemológicos predominantes que fundamentam e orientam as atividades de pesquisa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia oferecidos por instituições privadas na região da Baixada Santista. Parte-se da seguinte indagação: de que maneira as instituições de ensino superior com fins lucrativos na Baixada Santista abordam a pesquisa como um componente curricular na formação de professores em seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs)? O estudo se baseia na análise documental com abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de natureza básica com objetivos exploratórios. Para a seleção dos documentos analisados, foram estabelecidos critérios que incluíram o local, a data de publicação entre 2015 e 2018 e a modalidade de ensino presencial. A partir desse recorte, foram coletados três PPCs para análise, com foco nas seguintes categorias: (i) concepção de pesquisa; (ii) concepção de pedagogo; e (iii) prática da pesquisa. Os resultados obtidos indicam que a pesquisa é geralmente concebida como uma dimensão secundária e não essencial das práticas pedagógicas nos cursos de Licenciatura em Pedagogia oferecidos por instituições de ensino privadas na Baixada Santista, sendo diluída ao longo das disciplinas, com a suposição de que está intrinsecamente incorporada ao currículo.
Abstract: The present study aims to identify the predominant epistemological assumptions that underpin and guide research activities in private Pedagogy degree programs in the local context. The starting point for this inquiry was the following question: to what extent and in what way do for-profit private higher education institutions in the Baixada Santista region express the presence of research as a curricular component in teacher education within their Pedagogical Course Projects (PCPs)? The study employs a qualitative basic research approach with exploratory objectives. Selection criteria for the documents in this study included geographical location, publication between 2015 and 2018, and the presence of in-person teaching. From this selection, three Pedagogical Course Projects were collected for analysis, focusing on the following categories: (i) research conception, (ii) pedagogue formation conception, and (iii) research practice. The results indicate that research is generally conceived as a secondary and non-essential dimension of pedagogical practices in Pedagogy degree programs offered by private educational institutions in the Baixada Santista. It is often treated as a supplementary component of the "research, teaching, and extension" triad, with activities dispersed throughout the curriculum, under the assumption that they are inherently integrated but not occupying a central role.
Palavras-chave: Formação de professores
Fundamentos epistemológicos
Pedagogia crítica
Teacher training
Epistemological foundations
Critical pedagogy
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20137
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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