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dc.contributor.authorBarbosa, Daiana Estrela Ferreira-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:03:51Z-
dc.date.available2024-09-19T23:03:51Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20139-
dc.description.abstractThis qualitative and documentary research is based on bibliographic reference and legal documents, seeking to answer the following question: What are the perspectives for the constitution of teaching professionalism in mathematics from documents that guide education in Brazil? For this purpose, we initially conducted a literature review on career and teaching professionalism in mathematics and, subsequently, the analysis of legal documents. According to the documents analyzed, the converging points concern the emphasis given to training and professional validation, however they diverge in the distance and applicability of the same. Due to the influential nature of the documents, the voices of the State echo more than the voices of all those involved in the process, which leads us to infer that the text alone does not change the direction of Brazilian education, however the careful evaluation of each one can bring improvements to the process. Therefore, it is not enough to know the documents, but to understand the content. In practice, it is necessary to promote targeted public policies, specifically, for the mathematics teacher, envisioning the constitution of professionalism, considering conceptions, beliefs and practices acquired, in addition to the development of an identity based on autonomy, reflexivity and relationships with peers.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopor
dc.subjectProfissionalidade docentepor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectProfessionalizationeng
dc.subjectTeaching professionalismeng
dc.subjectMathematicseng
dc.titlePerspectivas para a constituição da profissionalidade docente em matemáticapt_BR
dc.title.alternativePerspectives for the constitution of teaching professionalism in mathematicseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, de natureza qualitativa e cunho documental, é baseada em referencial bibliográfico e documentos legais, buscando responder à seguinte questão: Quais são as perspectivas para a constituição da profissionalidade docente em matemática a partir de documentos que norteiam a educação no Brasil? Com essa finalidade, inicialmente realizamos revisão bibliográfica sobre carreira e profissionalidade docente em matemática e, posteriormente, a análise de documentos legais. De acordo com os documentos analisados, os pontos convergentes concernem a ênfase dada a formação e a valorização profissional, no entanto divergem no distanciamento e aplicabilidade das mesmas. Devido ao caráter influenciador dos documentos, ecoam mais as vozes do Estado do que as vozes de todos os envolvidos no processo, o que nos leva a inferir que, apenas o texto, não muda a direção da educação brasileira, contudo a avaliação criteriosa sobre cada um pode trazer melhorias ao processo. Portanto, não basta conhecer os documentos, mas compreender o conteúdo. Na prática é preciso a promoção de políticas públicas voltadas, especificamente, para o professor de matemática, vislumbrando a constituição da profissionalidade, considerando concepções, crenças e práticas adquiridas, além do desenvolvimento de uma identidade pautada na autonomia, na reflexividade e nas relações com os pares e instituição.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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