Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20148
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A educação do campo como patrimônio imaterial: desafio ou necessidade nos dias atuais? |
Título(s) alternativo(s): | Rural education as intangible heritage: challenge or necessity today? |
Autor(es): | Pinto, Marie Jolly Nascimento Bezerra, Marcelo dos Santos Coelho, Orlane Santana |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | A referida proposta brotou a partir de indagações pertinentes acerca das vivencias como agente do processo em escolas rurais e as contribuições que elas têm dado a cultura e formação de sociedades. O presente artigo tem por objetivo propor uma reflexão acerca do processo de formação sociocultural bem como da identidade, que as escolas da rede pública do campo vêm desenvolvendo e seus principais resultados, para tanto se deve durante o decorrer do trabalho abordar questionamentos de caráter pertinentes a este processo como: O que é cultura? O que é patrimônio material e imaterial? O que é identidade cultural? E quem são os agentes deste processo? O que é educação do campo? Como preservar a identidade campesina? A partir destes questionamentos será possível analisar o processo de formação social e identitário do povo da zona rural. A metodologia trabalhada foi por meio da pesquisa indireta obtendo informações através do levantamento bibliográfico assim como análise de obras já publicadas que discorrem sobre a temática explorada. Autores como, Choay, Hall, Santos, Willians, dentre outros são de suma importância para dar sustentação à proposta. |
Abstract: | The aforementioned proposal originated from pertinent questions about the experiences as agents of the process in rural schools and the contributions that they have given to the culture and formation of societies. The purpose of this article is to propose a reflection about the socio - cultural formation process as well as the identity that the public schools of the field have been developing and their main results, so that during the course of the work, this process as: What is culture? What is material and immaterial heritage? What is cultural identity? And who are the agents of this process? What is education in the countryside? How to preserve peasant identity? From these questions it will be possible to analyze the process of social formation and identity of the people of the rural zone. The methodology worked was through the indirect research obtaining information through the bibliographical survey as well as analysis of works already published that discuss the subject explored. Authors like Choay, Hall, Santos, Willians, among others are of paramount importance to support the proposal. |
Palavras-chave: | Educação Identidade Patrimônio imaterial Education Identity Intangible assets |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20148 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoCampoPatrimonioImaterial.pdf | 246,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.