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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Jailson Barbosa-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:15:29Z-
dc.date.available2024-09-19T23:15:29Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20153-
dc.description.abstractThis article aims to relate cultural capital and digital technologies to the pedagogical practices of teachers in full-time schools in the state education network of Alagoas. The overall objective was to understand the relationship between the pedagogical practices developed by teachers and digital capital in full-time schools in the public education network in Alagoas. The article presents a quantitative-qualitative approach, in which the digital pedagogical materials made available, the theoretical-methodological and procedural references in the field of data collection, document analysis and the application of a questionnaire with teachers from the full-time school of the state education network. The bibliographic research was directed by the following authors: Bourdieu (1986), Moran (2012, 2017, 2019), Valente (2002, 2019), Mercado (2018, 2020), Nóvoa (1992), Libâneo (2023) and Tardif (2007). In the end, it was concluded that the domain of digital competences tend to develop through the teacher's pedagogical practice, which manifests itself through cultural relations. In this context, our paths begin to trace positive directions with the use of digital capital in the classroom.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCapital culturalpor
dc.subjectCapital digitalpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectCultural capitaleng
dc.subjectDigital capitaleng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleO capital cultural: apontamentos sobre o uso capital digital como práticas pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativeThe cultural capital: notes on the use of digital capital as pedagogical practiceseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo pretende relacionar o capital cultural e as tecnologias digitais com às práticas pedagógicas dos professores das escolas de ensino integral da rede estadual de ensino de Alagoas. O objetivo geral se configurou em compreender a relação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores com o capital digital nas escolas de tempo integral da rede pública de ensino alagoana. O artigo apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, em que foram considerados os materiais digitais pedagógicos disponibilizados, os referenciais teórico-metodológicos e procedimentais no campo da coleta de dados, da análise dos documentos e da aplicação de questionário com professores da escola de tempo integral da rede estadual de ensino. A pesquisa bibliográfica foi direcionada pelos seguintes autores: Bourdieu (1986), Moran (2012, 2017, 2019), Valente (2002, 2019), Mercado (2018, 2020), Nóvoa (1992), Libâneo (2023) e Tardif (2007). Ao final concluiu-se que o domínio das competências digitais tendem a se desenvolver por meio da prática pedagógica do professor, que se manifesta através das relações culturais. Nesse contexto, nossos caminhos começam a traçar rumos positivos com o uso do capital digital em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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