Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20154
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A influência da literatura e da contação de história na formação discente |
Título(s) alternativo(s): | Using storytelling as a pedagogical resource in the early grades |
Autor(es): | Santos, Herica Elizandra Conceição |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Este artigo aborda a relevância da contação de histórias no processo de alfabetização nas séries iniciais, ressaltando sua influência na formação da criança. Destaca-se como esse recurso contribui para a construção de hábitos saudáveis de escuta e leitura, fomentando uma relação positiva com a literatura e estimulando a autonomia infantil. A discussão sobre a contação de histórias nas séries iniciais é crucial, visando apoiar os alunos no processo de alfabetização por meio da literatura. A pesquisa tem como objetivo central explorar a cotação de histórias como recurso pedagógico nas séries iniciais. A ênfase recai sobre a utilização da literatura através da cotação de histórias no contexto do ensino fundamental anos iniciais. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica embasada em livros e fontes confiáveis A contação de histórias é um recurso de aprendizagem que desempenha um papel vital ao oferecer suporte e enriquecer, através da literatura infantil, a influência da leitura na formação dos alunos. Ao aliar o prazer da narrativa ao processo educativo, ela se configura como uma via eficaz para promover o engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades essenciais. |
Abstract: | This article discusses the importance of storytelling in the literacy process in the early grades, highlighting its influence on children's development. It highlights how this resource contributes to building healthy listening and reading habits, fostering a positive relationship with literature and encouraging children's autonomy. The discussion on story narration in the early grades is crucial, aiming to support students in the literacy process through literature. The central aim of this research is to explore story narration as a pedagogical resource in the early grades. The emphasis is in the use of literature through storytelling in the context of elementary school. The methodology adopted consists of bibliographical research, seeking a basis in books and reliable sources. Story narration is a learning resource that plays a vital role in supporting and enriching, through children's literature, the influence of reading on students' education. By combining the pleasure of narrative with the educational process, it emerges an effective way of promoting student engagement and the development of essential skills. |
Palavras-chave: | Literatura Contação de história Alfabetização Literature Storytelling Literacy |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20154 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
InfluenciaLiteraturaContacaoHistoriaFormacaoDiscente.pdf | 240,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.