Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sordi, Claudia | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T23:18:26Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T23:18:26Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20156 | - |
dc.description.abstract | The Brazilian educational system faces challenges in literacy, impacting performance and equality among students. Current data demonstrate a low proficiency in reading and writing, especially in black and low-income students. However, this reality was aggravated by the Covid-19 pandemic, but such issues were already latent. This is a documentary study, with data collected between 2016 and 2019, which describes literacy in public schools in the early grades. The results presented point to a worrying situation in terms of literacy performance, even before Covid-19. When considering the global sample of 285 students in the first year, we note that 181 students, representing 64%, did not reach an adequate level of proficiency. In the second year, among 338 students, representing 57% of the sample, a similar unsatisfactory performance was observed. This research emphasizes the need to reassess educational approaches and implement targeted strategies to ensure that all children have reading proficiency, including the pandemic as a new temporary impact factor, but not the only one, thus obtaining a solid and permanent basis for the future educational success. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Fonoaudiologia | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Speech therapy | eng |
dc.title | Análise de desempenho em provas de habilidades de leitura e escrita com escolares da educação fundamental I: panorama educacional pré-pandêmico à Covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and writing skills with elementary school students I: prepandemic educational panorama to Covid-19 | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | O sistema educacional brasileiro enfrenta desafios na alfabetização, impactando o desempenho e a igualdade entre estudantes. Dados atuais demonstram uma baixa proficiência em leitura e escrita, especialmente em alunos negros e de baixa renda. Porém, esta realidade foi agravada pela pandemia Covid-19, porém tais questões já eram latentes. Trata-se de um estudo documental, com dados coletados entre 2016 a 2019, o qual descreve a alfabetização em escolas públicas das séries iniciais. Os resultados apresentados apontam para uma situação preocupante em termos do desempenho em alfabetização, mesmo antes da Covid-19. Ao considerarmos a amostra global de 285 alunos no primeiro ano, notamos que 181 alunos, representando 64%, não alcançaram um nível de proficiência adequado. No segundo ano, entre 338 alunos, representando 57% da amostra, foi observado um desempenho insatisfatório similar. Essa pesquisa enfatiza a necessidade de reavaliação das abordagens educacionais e implementação de estratégias direcionadas para garantir que todas as crianças tenham proficiência leitora, incluindo a pandemia como novo fator de impacto temporário, porém, não o único, obtendo assim uma base sólida e permanente para o sucesso educacional futuro. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaliseDesempenhoProvasHabilidadesLeituraEscrita.pdf | 248,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.