Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Luis Eduardo Pina-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:20:38Z-
dc.date.available2024-09-19T23:20:38Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20161-
dc.description.abstractEste artículo presenta algunas posibilidades de utilizar el Análisis de Conducta Aplicada - ABA - en el caso de niños en Trastorno del Espectro Autista, con el objetivo de mejorar su psicomotricidad en el contexto de la Educación Inclusiva. Así, cabe destacar, inicialmente, que la tipicidad, relacionada con el referido trastorno del neurodesarrollo, se especifica en el Manual Diagnóstico y Estadístico de los Trastornos Mentales (DSM-5); y luego reflexionar sobre la teoría de la "plasticidad cerebral" (Rota; Briti Son; Briti, 2016); partiendo de la premisa de que las prácticas terapéuticas y educativas no se aplican simplemente para reparar déficits, sino también como una posibilidad de ampliar las funciones cognitivas e interactivas. Complementan la base teórica y metodológica de esta propuesta, los siguientes autores: Campos; Piccinato (2019), Fernandes; Amat (2013), Gaiato (2018); Lear (2004) y Peric; Asís; Contener (2003). Se concluye que la intervención escolar inclusiva basada en el Análisis de Conducta Aplicada (ABA) ha demostrado ser efectiva y altamente prometedora para el desarrollo psicomotor de los niños en TEA.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismo (TEA)por
dc.subjectAnálise do Comportamento Aplicadapor
dc.subjectEducación inclusivaspa
dc.subjectTrastorno del Espectro del Autismospa
dc.subjectAnálisis del comportamiento aplicadaspa
dc.titleO uso da Análise do Comportamento Aplicada – ABA – no aperfeiçoamento da psicomotricidade de crianças no Transtorno do Espectro do Autismo, no contexto da educação inclusivapt_BR
dc.title.alternativeEl uso del Análisis de Conducta Aplicada – ABA – en la mejora de la psicomotricidad de niños en trastorno del espectro autista, en el contexto de la educación inclusivapor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta algumas possibilidades de utilização da Análise do Comportamento Aplicada – ABA - no caso de crianças no Transtorno do Espectro do Autismo, visando o aperfeiçoamento de sua psicomotricidade no contexto da Educação Inclusiva. Assim sendo, destaca-se, inicialmente, que a tipicidade, relativa ao referido transtorno do neurodesenvolvimento, encontra-se especificada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM -5); para, depois, refletirmos sobre a teoria da “plasticidade cerebral” (Rota; Briti Filho; Briti, 2016); baseando-se na premissa de que as práticas terapêuticas e educativas não são aplicadas simplesmente para reparar déficits, mas, também, como possibilidade de ampliação das funções cognitivas e interativas. Complementam a base teóricometodológica desta proposta, os/as seguintes autores/as: Campos; Piccinato (2019), Fernandes; Amat (2013), Gaiato (2018); Lear (2004) e Périco; Assis; Conter (2003). Conclui-se que a intervenção escolar inclusiva baseada na Análise Aplicada do Comportamento (ABA) vem se mostrando eficaz, e altamente promissora, para o desenvolvimento psicomotor da criança no TEA.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoAnaliseComportamentoAplicadaABA.pdf244,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.