Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Luis, Suzana Maria Barrios | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Yasmin Mayara | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T23:22:19Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T23:22:19Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20167 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to analyze the conditions for the development of teaching work in remote teaching in Basic Education in the context of the COVID-19 pandemic in Brazil, based on articles published in journals in the years 2020 and 2021. Based on the discussion about the sociopolitical panorama Concerning the transformations and difficulties that permeate teaching work, as well as the impacts of the epidemiological crisis on society, we sought to answer the research problem: what do academic publications discuss about the working conditions of Basic Education teachers in remote teaching in the context of the COVID-19 pandemic in Brazil in the period between 2020 and 2021? To this end, a study was developed based on bibliographical research of a qualitative nature, through the electronic portal SciELO Brasil, using the technique of Content Analysis for the study and systematization of data. Authors such as Ball (2005), Oliveira (2010), Evangelista (2017), Macedo and Mello (2017), Gonçalves and Guimarães (2020), among others, base the analysis of research reported on selected articles. Such surveys reveal an increase in working hours, difficulties in interacting with students, technological obstacles, increased use of digital tools and platforms, and worsening of teachers' physical and emotional health problems. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | COVID-19 | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Teaching work | eng |
dc.subject | Pandemic COVID-19 | eng |
dc.subject | Remote teaching | eng |
dc.title | Condições do trabalho dos professores no contexto do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no Brasil (2020-2021): o que dizem as pesquisas? | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers' work conditions in the context of remote teaching during the Covid-19 pandemic in Brazil (2020-2021): what does research show? | por |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetivou analisar as condições de desenvolvimento do trabalho docente no ensino remoto na Educação Básica no contexto da pandemia pela COVID-19 no Brasil, com base em artigos publicados em periódicos nos anos de 2020 e 2021. Com base na discussão acerca do panorama sociopolítico concernente às transformações e dificuldades que permeiam o trabalho docente, assim como dos impactos da crise epidemiológica na sociedade, buscou-se responder ao problema de pesquisa: o que discutem as publicações acadêmicas acerca das condições do trabalho dos professores da Educação Básica no ensino remoto no contexto da pandemia pela COVID-19 no Brasil no período entre 2020 e 2021? Para tanto, desenvolveu-se um estudo baseado em pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, por meio do portal eletrônico SciELO Brasil, utilizando a técnica da Análise de Conteúdo para o estudo e sistematização dos dados. Autores, como Ball (2005), Oliveira (2010), Evangelista (2017), Macedo e Mello (2017), Gonçalves e Guimarães (2020), dentre outros, baseiam a análise das pesquisas relatadas nos artigos selecionados. Tais pesquisas revelam uma ampliação da jornada de trabalho, dificuldades na interação com os estudantes, obstáculos tecnológicos, uso acentuado de ferramentas e plataformas digitais e agravamento de problemas de saúde física e emocional dos professores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CondicoesTrabalhoProfessoresPandemiaCOVID-19.pdf | 290,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.