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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Rafaella Clarice Rodrigues-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:22:32Z-
dc.date.available2024-09-19T23:22:32Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20168-
dc.description.abstractThis article, presented as the final work of the Black Feminist Pedagogy course, intends to make an intersectional analysis of experiences and subjectivity of black female students in private schools. The interest in the subject arises when starting readings about black subjectivity in the school context in bell hooks, Djamila Ribeiro and in this author's own experience. The methodology used is that of “escrevivência”, by Conceição Evaristo. The objective is to analyze the different experiences of former black students, who graduated from private schools, mostly white, in the city of Aracaju, Sergipe. The results and conclusions point to the need for appreciation and recognition of these women, going through the reconstruction of themselves, and their identity, access to the history and culture of black peoples from early childhood education, the reversal of the victimized identity and action on your surroundings.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectSubjetividade negrapor
dc.subjectEscrevivênciapor
dc.subjectEscolas particularespor
dc.subjectBlack subjectivityeng
dc.subjectPrivate schoolseng
dc.titleA subjetividade de alunas negras egressas de escolas particulares: “escrevivência” como métodopt_BR
dc.title.alternativeThe subjectivity of black female students leaving private schools: “escrevivência” as a methodpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, apresentado como trabalho final do curso de Pedagogia Feminista Negra, pretende-se fazer uma análise interseccional de vivências e subjetividades de alunas negras em escolas particulares. O interesse pelo tema surge ao iniciar leituras sobre a subjetividade negra no contexto escolar em bell hooks, Djamila Ribeiro e na própria experiência desta autora. A metodologia utilizada é a da “escrevivência”, de Conceição Evaristo. O objetivo é analisar as diversas experiências de ex-alunas negras, egressas de escolas particulares, majoritariamente brancas, na cidade de Aracaju, Sergipe. Os resultados e conclusões apontam para a necessidade de valorização e reconhecimento dessas mulheres, perpassando pela reconstrução de si, e de sua identidade, do acesso à história e cultura dos povos negros a partir do ensino infantil, da reversão da identidade vitimada e atuação sobre o seu entorno.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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