Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20171
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Valorizando a diversidade étnico-racial e os saberes subalternizados: por um “currículo outro”
Other Titles: Valuing ethnic-racial diversity and subalternized knowledge: for an “other curriculum”
Authors: Melo, Lécia Nájla dos Santos
Issue Date: 2023
Resumo : O objetivo deste trabalho é refletir acerca da necessidade da construção de um “currículo outro” que valorize a diversidade étnico-racial e os saberes subalternizados. Apresento uma discussão partindo dos seguintes questionamentos: Como construir um currículo outro que ecoe saberes silenciados? Quais os principais desafios na construção desse currículo? A fim de respondermos a tais indagações trazemos uma discussão a partir de autores como Gomes (2012; 2017; 2020), Gomes; Jesus (2013), Macedo; Macêdo (2018), Santos (2007), Candau (2016), Silva (2011) e outros. O estudo revelou que pensar a construção de “currículo outro” é uma tarefa que se mostra desafiadora para a escola e os sujeitos que nela se envolvem diretamente com seu planejamento e aplicação, em especial os educadores/as e supervisores/as pedagógicos/as. Dessa forma, essa tarefa compõe um exercício constante e necessário que precisa estar pautado em questionar o currículo posto que se apresenta como uma forma de manter o caráter eurocêntrico e hegemônico da escola e da sociedade. Conclui-se que a construção desse currículo é algo urgente, pois para uma sociedade mais inclusiva, isso perpassa por trazer para o espaço escolar saberes outros que ao longo da história vem sendo silenciados e negligenciados, o que contribui para exacerbar as desigualdades.
Abstract: The objective of this work is to reflect on the need to build an “other curriculum” that values ??ethnicracial diversity and subordinated knowledge. I present a discussion based on the following questions: How to build a curriculum that echoes silenced knowledge? What are the main challenges in building this curriculum? In order to answer these questions, we bring a discussion based on authors such as Gomes (2012; 2017; 2020), Gomes; Jesus (2013), Macedo; Macêdo (2018), Santos (2007), Candau (2016), Silva (2011) and others. The study revealed that thinking about the construction of an “other curriculum” is a challenging task for the school and the subjects who are directly involved in its planning and application, especially educators and pedagogical supervisors. Therefore, this task is a constant and necessary exercise that needs to be based on questioning the curriculum since it presents itself as a way of maintaining the Eurocentric and hegemonic character of the school and society. It is concluded that the construction of this curriculum is urgent, because for a more inclusive society, this entails bringing to the school space other knowledge that has been silenced and neglected throughout history, which contributes to exacerbating inequalities.
Keywords: Diversidade étnico-racial
Currículo outro
Saberes subalternizados
Ethnic-racial diversity
Curriculum other
Subalternized knowledge
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20171
Appears in Collections:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ValorizandoDiversidadeEtnicoRacialSaberesSubalternizados.pdf281,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.