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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20176
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Reflexões sobre infâncias, territórios e tempo integral: um estudo documental |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on childhoods, territories, and full-time education: a documentary study |
Autor(es): | Santos, Guilherme Rodrigues dos Destefani, Janacélia Andrade Lacerda Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Este texto propõe refletir sobre a relação entre infância e território na Escola em Tempo Integral (ETI) de Governador Valadares, que universalizou, a partir de 2010, o tempo integral, na rede municipal de ensino, para crianças matriculadas em creches, pré-escolas e para o ensino fundamental. A metodologia adotada, de cunho qualitativo, é um estudo documental, cujo corpus de análise é composto por 4 Cadernos orientadores da proposta da ETI e os Projetos Político- Pedagógicos de duas instituições de educação infantil de um território vulnerável da cidade. Como reflexões teóricas, são adotados estudos da Sociologia da Infância, Geografia das Infâncias e Educação Integral/Tempo Integral, que orientam a análise na qual se reflete sobre as infâncias na ETI, Território e Infâncias na ETI. As conclusões apontam a importância de se valorar, no tempo a mais de escola, as vozes das crianças e o que elas nos permitem compreender dos territórios, posto que a escola pode ser potencializadora do reconhecimento e da valoração das infâncias nos territórios e dos direitos das crianças aos espaços escolares e demais espaços nos quais elas vivem. |
Abstract: | This text proposes reflecting on the relationship between childhood and territory in the Full-Time School (FTS) of Governador Valadares, which universalized full-time education from 2010 onwards in the municipal education system for children enrolled in daycares, preschools, and elementary education. The adopted methodology, of a qualitative nature, is a documentary study, whose analysis corpus is composed of 4 guiding notebooks of the FTS proposal and the Pedagogical Political Project of two early childhood education institutions in a vulnerable territory of the city. Theoretical reflections from Childhood Sociology, Geography of Childhoods, and Comprehensive Education/fulltime education are employed, guiding the analysis that reflects on childhoods in the FTS, Territory and Childhoods in the FTS. The conclusions point to the importance of valuing, within the extended school time, the voices of children and what they allow us to understand about the territories, as the school can enhance the recognition and appreciation of childhoods in the territories and children's rights to school spaces and other spaces in which they live. |
Palavras-chave: | Infância Território Escola em Tempo Integral Childhood Territory Full-time school |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20176 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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