Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Camila Gomes Santos da-
dc.date.accessioned2024-09-20T20:03:03Z-
dc.date.available2024-09-20T20:03:03Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Gomes Santos da. “Criar histórias com os amigos é muito divertido, a gente aprende e também ensina”: práticas educacionais abertas e autorias colaborativas com crianças. 2024. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20182-
dc.description.abstractThe research aims to understand open educational practices with digital technologies as collaborative authoring devices for children in the second year of elementary school. In contemporary society, the growing integration of media in the educational area and the daily interactive practices experienced by children, among other implications, provoke us to reflect on the transformations in teaching and learning processes, mediation, modes of knowledge production at school and the dissemination of authorial resources in network. Open Educational Practices (OEP) present themselves as allies for this transformation, based on open teaching and the use and/or creation of Open Educational Resources (OER) that enhance creation, interaction, authorship and collaboration. The epistemological basis of this research is multi-referentiality, aiming for plural perspectives on the phenomena investigated. It is a training research with children aged seven and eight, inspired by the assumptions of ethnography in order to listen sensitively to the interlocutors during the OEP. The main devices used to produce the data were: interactive observation lasting four months in a class with twenty-one students, at the Dr. Carlos Melo Rotary State School, located in ItabaianaSE; a research diary; mediated conversation circles and authorship groups. The research findings were organized and analyzed from the perspective of hermeneutic interpretation, looking for the subsuming notions that emerged from the dialogical relationship between theory and empiricism. In this sense, the following notions were found in this research: "Interactivity and (co)creation in children's production"; "Transmediatic children's authorship" and "(Multi)literacies and/or in the construction of children's authorship". The study showed that transmedia storytelling have a great influence on the process of children's co-creation, linking manual drawings with the use and appropriation of digital technologies in transmedia authorial productions through interactivity, collaboration and (multi)literacy in the development of OEP and the creation of OER at school.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInovações educacionaispor
dc.subjectEnsino (meios auxiliares)por
dc.subjectTecnologia e criançaspor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectPráticas educacionais abertaspor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAutoria colaborativapor
dc.subjectNarrativa transmídiapor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectOpen educational practiceseng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectCollaborative authorshipeng
dc.subjectTransmedia storytellingeng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.title“Criar histórias com os amigos é muito divertido, a gente aprende e também ensina”: práticas educacionais abertas e autorias colaborativas com criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Simone-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva compreender as práticas educacionais abertas com tecnologias digitais como dispositivos de autorias colaborativas infantis no 2º ano do ensino fundamental. Na sociedade contemporânea, a crescente integração das mídias no campo educacional e as práticas interativas cotidianas vivenciadas pelas crianças, dentre outras implicações, provocanos a refletir sobre as transformações nos processos de ensino e aprendizagem, a mediação, os modos de produção de conhecimento na escola e a disseminação de recursos autorais na rede. As Práticas Educacionais Abertas (PEA) apresentam-se como aliadas para essa transformação, a partir do ensino aberto e da utilização e/ou criação de Recursos Educacionais Abertos (REA) que potencializam criação, interação, autoria e colaboração. Essa pesquisa tem como base epistemológica a multirreferencialidade, visando os olhares plurais nos fenômenos investigados. Trata-se de uma pesquisa-formação com crianças de sete e oito anos de idade, com inspiração nos pressupostos da etnografia para a escuta sensível das interlocutoras durante as PEA. Os principais dispositivos utilizados para a produção de dados foram: a observação interativa, com duração de quatro meses em uma turma com vinte e um estudantes, na Escola Estadual Rotary Dr. Carlos Melo, localizada em Itabaiana-SE; diário de pesquisa; rodas de com-versações mediadas e grupos de autoria. Os achados da pesquisa foram organizados e analisados na perspectiva da interpretação hermenêutica buscando as noções subsunçoras que emergiram da relação dialógica teoria-empiria. Nesse sentido, foram encontradas nessa pesquisa as seguintes noções: “Interatividade e (co)criação na produção infantil”; “Autorias infantis transmidiáticas” e “(Multi)letramentos e/na construção das autorias infantis”. O estudo evidenciou que as narrativas transmídias apresentam grande influência no processo de cocriação infantil, atrelando os desenhos manuais com o uso e apropriações das tecnologias digitais em produções autorais transmidiáticas por meio da interatividade, colaboração e (multi)letramentos no desenvolvimento das PEA e na criação de REA na escola.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA_GOMES_SANTOS_SILVA.pdf11,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.