Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20197
Tipo de Documento: Tese
Título: “Viveiro dos futuros professores”: “modelo escolar” do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (1959- 1981)
Autor(es): Souza, Renilfran Cardoso de
Data do documento: 27-Jul-2024
Orientador: Conceição, Joaquim Tavares da
Resumo: A tese apresenta uma investigação sobre o modelo escolar denominado “colégio de aplicação”, focando especificamente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e abrangendo o período de 1959 a 1981. As questões norteadoras da pesquisa são: quais eram as ideias e projetos educacionais relacionados ao surgimento do modelo escolar dos colégios de aplicação no Brasil? Quais foram os atributos e funções dos colégios de aplicação na formação de professores? Como funcionavam as relações entre a Faculdade de Educação e o Colégio de Aplicação da UFS, e suas funções no desenvolvimento da prática de estágio? Como eram realizados os estágios integrados no Colégio de Aplicação da UFS? O objetivo geral é analisar o modelo escolar denominado colégio de aplicação e sua configuração no Colégio de Aplicação da UFS no período de 1959 a 1981. Os objetivos específicos incluem: compreender os debates educacionais em torno da criação de “ginásios de aplicação” nas faculdades de filosofia, analisar a relação entre o projeto de “colégio de aplicação” e as discussões sobre a formação de professores para o ensino secundário, identificar as características e redefinições dos colégios de aplicação, apontar os princípios pedagógicos e as propostas curriculares do Colégio de Aplicação da UFS e analisar a prática dos estágios integrados da Faculdade de Educação no Colégio de Aplicação da UFS e suas ações pedagógicas. A pesquisa está fundamentada na perspectiva da História Cultural, examinando ações, transformações e permanências humanas em determinado período. Os métodos de análise consideram pressupostos da sociologia da educação de Pierre Bourdieu, como o conceito de capital cultural, para compreender a importância do prestígio de uma escola vinculada a uma universidade federal e às construções simbólicas no espaço escolar. Foram levantadas fontes nos acervos do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS (CEMDAP), Arquivo Central – UFS, Arquivo do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFS (CECH) e no Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES - UFRJ). Também foram consultados acervos digitais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e do site Domínio Público, entre outros. Os colégios de aplicação foram criados como um tipo especial de escola, inicialmente vinculados às faculdades de filosofia, com o objetivo principal de servir como campo de estágio e experimentações para os graduandos das faculdades. O desenvolvimento do Colégio de Aplicação da UFS exigiu uma comunicação mais direta com a Faculdade de Educação e uma reflexão profunda para superar desafios e redefinir responsabilidades diante das novas realidades educacionais, das finalidades e funções de um colégio de aplicação. A principal função do Colégio de Aplicação da UFS foi servir como campo para as práticas de estágios de graduandos da Universidade.
Abstract: The thesis presents an investigation into the school model known as "colégio de aplicação," focusing specifically on the Colégio de Aplicação of the Federal University of Sergipe (UFS) and covering the period from 1959 to 1981. The guiding questions of the research are: what were the educational ideas and projects related to the emergence of the school model of colégios de aplicação in Brazil? What were the attributes and functions of the colégios de aplicação in teacher training? How did the relationships between the Faculty of Education and the Colégio de Aplicação of UFS function, and what were their roles in the development of internship practice? How were integrated internships conducted at the Colégio de Aplicação of UFS? The overall objective is to analyze the school model known as colégio de aplicação and its configuration at the Colégio de Aplicação of UFS from 1959 to 1981. The specific objectives include: understanding the educational debates surrounding the creation of "ginásios de aplicação" in philosophy faculties, analyzing the relationship between the "colégio de aplicação" project and the discussions on teacher training for secondary education, identifying the characteristics and redefinitions of colégios de aplicação, pointing out the pedagogical principles and curricular proposals of the Colégio de Aplicação of UFS, and analyzing the integrated internship practices of the Faculty of Education at the Colégio de Aplicação of UFS and their pedagogical actions. The research is grounded in the perspective of Cultural History, examining human actions, transformations, and continuities over a specific period. The methods of analysis consider assumptions from Pierre Bourdieu's sociology of education, such as the concept of cultural capital, to understand the importance of the prestige of a school linked to a federal university and the symbolic constructions within the school space. Sources were gathered from the archives of the Center for Research, Documentation, and Memory of the Colégio de Aplicação of UFS (CEMDAP), Central Archive - UFS, Archive of the Center for Education and Human Sciences of UFS (CECH), and the Program for Studies and Documentation of Education and Society (PROEDES - UFRJ). Digital archives from the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP) and the Public Domain website, among others, were also consulted. The colégios de aplicação were created as a special type of school, initially linked to philosophy faculties, with the primary objective of serving as a field for internships and experiments for the graduates of these faculties. The development of the Colégio de Aplicação of UFS required more direct communication with the Faculty of Education and a deep reflection to overcome challenges and redefine responsibilities in the face of new educational realities, purposes, and functions of a colégio de aplicação. The main function of the Colégio de Aplicação of UFS was to serve as a field for the internship practices of the University's graduates.
La tesis presenta una investigación sobre el modelo escolar denominado "colegio de aplicación", enfocándose específicamente en el Colegio de Aplicación de la Universidad Federal de Sergipe (UFS) y abarcando el período de 1959 a 1981. Las preguntas guía de la investigación son: ¿cuáles eran las ideas y proyectos educativos relacionados con el surgimiento del modelo escolar de los colegios de aplicación en Brasil? ¿Cuáles fueron los atributos y funciones de los colegios de aplicación en la formación de profesores? ¿Cómo funcionaban las relaciones entre la Facultad de Educación y el Colegio de Aplicación de la UFS, y sus funciones en el desarrollo de la práctica de pasantía? ¿Cómo se realizaban las pasantías integradas en el Colegio de Aplicación de la UFS? El objetivo general es analizar el modelo escolar denominado colegio de aplicación y su configuración en el Colegio de Aplicación de la UFS en el período de 1959 a 1981. Los objetivos específicos incluyen: comprender los debates educativos en torno a la creación de “gimnasios de aplicación” en las facultades de filosofía, analizar la relación entre el proyecto de “colegio de aplicación” y las discusiones sobre la formación de profesores para la enseñanza secundaria, identificar las características y redefiniciones de los colegios de aplicación, señalar los principios pedagógicos y las propuestas curriculares del Colegio de Aplicación de la UFS y analizar la práctica de las pasantías integradas de la Facultad de Educación en el Colegio de Aplicación de la UFS y sus acciones pedagógicas. La investigación está fundamentada en la perspectiva de la Historia Cultural, examinando acciones, transformaciones y permanencias humanas en determinado período. Los métodos de análisis consideran supuestos de la sociología de la educación de Pierre Bourdieu, como el concepto de capital cultural, para comprender la importancia del prestigio de una escuela vinculada a una universidad federal y las construcciones simbólicas en el espacio escolar. Se recopilaron fuentes en los archivos del Centro de Investigación, Documentación y Memoria del Colegio de Aplicación de la UFS (CEMDAP), Archivo Central - UFS, Archivo del Centro de Educación y Ciencias Humanas de la UFS (CECH) y en el Programa de Estudios y Documentación Educación y Sociedad (PROEDES - UFRJ). También se consultaron archivos digitales del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira - INEP y del sitio Dominio Público, entre otros. Los colegios de aplicación fueron creados como un tipo especial de escuela, inicialmente vinculados a las facultades de filosofía, con el objetivo principal de servir como campo de pasantía y experimentación para los graduandos de las facultades. El desarrollo del Colegio de Aplicación de la UFS requirió una comunicación más directa con la Facultad de Educación y una reflexión profunda para superar desafíos y redefinir responsabilidades frente a las nuevas realidades educativas, los propósitos y funciones de un colegio de aplicación. La función principal del Colegio de Aplicación de la UFS fue servir como campo para las prácticas de pasantía de los graduandos de la Universidad.
Palavras-chave: História da educação
História da educação em Sergipe
Formação de professores
Colégios de Aplicação
Educação
Administração de escolas públicas
Colégio de Aplicação da UFS (CODAP)
Escola laboratório
Faculdades de educação
Laboratory school
Faculties of education
Teacher training
History of education
Colegio de Aplicación
Escuela laboratório
Facultades de educación
Formación de profesores
Historia de la educación
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Renilfran Cardoso de. “Viveiro dos futuros professores”: “modelo escolar” do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (1959- 1981). 2024. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20197
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENILFRAN_CARDOSO_SOUZA.pdf3,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.