Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Emilly Rebeka de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-10-11T17:32:48Z-
dc.date.available2024-10-11T17:32:48Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationAguiar, Emilly Rebeka de Oliveira. A inclusão e o acesso à informação para alunos com deficiência visual : as tecnologias assistivas na Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20254-
dc.description.abstractIn response to updates in laws regarding social inclusion and accessibility, this academic work aims to identify how access to information and existing assistive technologies is provided in the space of the Central Library at the Federal University of Sergipe for students with visual impairments, with the intention of verifying the provision of educational materials and their usage. To achieve this, a descriptive research was conducted, including bibliographic review and interviews with the staff of the accessibility space using a script for data collection. The results indicate that the space is still underutilized by students, deserving greater publicity. The Marrakesh Treaty, aimed at removing informational barriers and providing access to written text for people with visual impairments, has not been implemented.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectTecnologias assistivaspor
dc.subjectAcesso a informaçãopor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectBiblioteca universitáriapor
dc.subjectBiblioteca Central da UFS (BICEN)por
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectAssistive technologieseng
dc.subjectInformation accesseng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectUniversitylibraryeng
dc.titleA inclusão e o acesso à informação para alunos com deficiência visual : as tecnologias assistivas na Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Telma de-
dc.description.resumoAtendendo às atualizações das leis sobre inclusão social e acessibilidade, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar como é realizado o acesso à informação e às tecnologias assistivas existentes no espaço da Biblioteca Central (BICEN) da Universidade Federal de Sergipe fornecidas para os estudantes com deficiência visual, com o intuito de verificar o fornecimento dos materiais didáticos e sua utilização. Para isto, realizou-se pesquisa descritiva com levamento bibliográfico e entrevista com os funcionários do espaço de acessibilidade com roteiro para coleta de dados. Os resultados indicam que o espaço ainda é pouco utilizado pelos estudantes, merecendo maior divulgação. Da mesma maneira, o Tratado de Marraqueche, para remover as barreiras informacionais e acesso ao texto escrito por pessoas com deficiência visual, não foi implementado.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emilly_Rebeka_Oliveira_Aguiar.pdf328,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.