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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Jucinalva dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-24T00:50:47Z-
dc.date.available2024-10-24T00:50:47Z-
dc.date.issued2024-03-05-
dc.identifier.citationMARQUES, Jucinalva dos Santos. Experiências de escrita literária em sala de aula: criando fanfics a partir dos contos de Conceição Evaristo. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20322-
dc.description.abstractOne of the most prominent challenges in Elementary Education (Ensino Fundamental Anos Finais) has always been getting students to enjoy reading and writing. Conscious of this difficulty, this study examines the practice of literary mediation and creative writing, specifically through the fanfic genre, to develop students' reading and authorial writing skills in the context of Brazilian Law 10639/03 which requires people to teach aspects of Afro Brazilian’s literary topics. The research happened with a 9th-grade class at José Osete de Carvalho Municipal Elementary School in Cardeal da Silva, Bahia State. The study used action research methodology and focused resources from multimodal texts and collaborative writing on digital networks to engage students in reading and writing from contemporary black women's writings. The goal contributed to deconstructing ethnic-racial prejudice and enhanced writing as a tool for youth protagonism in social insertion. The study introduced a didactic sequence (Dolz and Scheneuwly, 2004) of five modules and created a pedagogical notebook as a final product, which can serve as a model for language and literature teachers to develop similar activities in their classes. The analysis used studies from various authors focused on learning and reading strategies from Solé (1998), Marcuschi (2008) and Rojo (2004) writings. Specifically, Vargas (2015) explores the use of fanfiction drawing on the work. Also, authors such as Cândido (2011) and Compangnon (1999) supported the analyses of the humanizing power of literature. The study even referenced black female writers like Evaristo (2016), Kilomba (2020), and Oliveira (2020) to explore associated themes. The student's participation in fanfic production classes proved to be instrumental in improving their perception of reading and text production, advancing and stimulating collaborative work.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectEnsino da escritapor
dc.subjectContospor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectConceição Evaristopor
dc.subjectMediação de leiturapor
dc.subjectGêneros literáriospor
dc.subjectFanficpor
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapor
dc.subjectReading mediationeng
dc.subjectLiterary genreeng
dc.subjectAfro-brazilian literatureeng
dc.titleExperiências de escrita literária em sala de aula: criando fanfics a partir dos contos de Conceição Evaristopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria Aparecida Silva-
dc.description.resumoUm dos maiores desafios no Ensino Fundamental Anos Finais sempre foi o de fazer com que o aluno tome gosto pela leitura e escrita. Ciente dessa dificuldade, o presente trabalho pretende promover uma prática de mediação literária seguida de uma escrita criativa, para desenvolver habilidades de leitura e escrita autoral através do gênero fanfic, fomentando a leitura, a releitura e a produção textual. O trabalho volta-se também para as discussões acerca da Lei 10639/03 e da obrigatoriedade do ensino da literatura afro-brasileira. A pesquisa foi aplicada numa turma de 9° ano do Fundamental Anos Finais, da escola municipal de 1º grau José Osete de Carvalho, no município de Cardeal da Silva/BA. A metodologia empregada é da pesquisa-ação queterá como foco a mediação de leitura e da escrita criativa, utilizada em diferentes gêneros literários através de recursos multimodais, da escrita colaborativa nas redes digitais em diálogo com escritoras negras da atualidade, colaborando para a desconstrução do preconceito étnico-racial, potencializando a escrita como umaferramenta para o protagonismo juvenil de inserção social. Para dar conta dessa proposta, trouxemos uma sequência didática composta por cinco módulos e a elaboramos um caderno pedagógico como produto final, que servirá de modelo para que os docentes de LP possam desenvolvêlo em suas aulas. A análise foi subsidiada pelos estudos de Dolz e Scheneuwly (2004), para os quais a sequência didática é uma ferramenta promissora no desenvolvimento da aprendizagem. Trouxemos também a visão sobre leitura, estratégias de leitura e inserção dos gêneros textuais nas aulas de português, de autores como Solé (1998), Marcuschi (2008) e Rojo (2004). Sobre o fenômeno fanfiction, recorre-se à visão de Vargas (2015). Para abordar o poder humanizador da literatura, o estudo remete a Cândido (2011) e Compagnon (1999). Usamos como referência escritoras negras como Evaristo (2016), Kilomba (2020), Oliveira (2020), dentre outras. A participação dos estudantes nas aulas de produção de fanfics revelou-se instrumental na percepção destes acerca da leitura e produção de texto, além de estimular o trabalho de forma colaborativa.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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