Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20349
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Josefa Caetano | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T22:48:18Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T22:48:18Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20349 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ensino da escrita | por |
dc.subject | Gênero notícia | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Competência leitora | por |
dc.title | Conversa de aluno: uma prática que virou notícia | pt_BR |
dc.title.alternative | Caderno pedagógico - Conversa de aluno: uma prática que virou notícia | por |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Leilane Ramos da | - |
dc.description.resumo | Este caderno pedagógico foi produzido como parte das atividades que constituem o projeto de pesquisa intitulado "Escritonomia: uma proposta de escrita processual para os anos finais do ensino fundamental", desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre. Este material tem como objetivo promover o desenvolvimento da competência leitora e escritora de estudantes do Ensino Fundamental anos finais, através de atividades que priorizam a habilidade de produzir textos por etapas, em uma perspectiva de intervenção e mediação do professor, de modo que esse produto não termine na primeira versão, mas que seja uma construção em processo, como bem afirma Passarelli (2012) "o modo de entender a escrita é escrevendo, compartilhando com outros, escutando suas ideias, adicionando ou revisando alguns pontos a essa ideia e, gradativamente, aprendendo e incorporando as convenções gramaticais nos próprios textos." (PASSARELLI, 2001, p. 58). Para isso, esse material de apoio traz atividades direcionadas ao estudo do gênero notícia e as etapas de produção textual, proporcionando maior proximidade de interação entre o estudante e a escrita lúdica e paulatinamente. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSEFA_CAETANO_MARQUES-CadernoPedagogico.pdf | 5,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.