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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Anderson Santos-
dc.date.accessioned2024-12-11T12:47:21Z-
dc.date.available2024-12-11T12:47:21Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.identifier.citationBRITO, Anderson Santos. Práticas educacionais contemporâneas: análise do uso do Instagram como ferramenta no ensino do gênero redação do Enem. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20675-
dc.description.abstractThis research aims to analyze Instagram posts focused on teaching writing, with particular emphasis on the pages @foconomil_ and @profmillaborges. To support our analysis, we drew on theoretical foundations, including studies on teaching argumentative writing by Vidon (2017; 2018), recent research on using Instagram for writing instruction by Silva (2023), as well as Bakhtin's (1988) concepts of language use and Foucault's (1996) studies on the influence of opinion leaders in pedagogical discourse. We also considered the guiding principles of the National Common Curricular Base (BNCC) related to writing instruction in basic education. Our methodology involved a qualitative-interpretative discursive approach. The critical analysis revealed that the discourses in these posts often perpetuate entrenched views, which may restrict the creative development of student-followers by reducing the complexity involved in working with language.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectRedação do Enempor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectEnem writingeng
dc.subjectText productioneng
dc.titlePráticas educacionais contemporâneas : análise do uso do Instagram como ferramenta no ensino do gênero redação do Enempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Marcia Regina Curado Pereira-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar conteúdos de posts do Instagram voltados para o ensino de redação, com ênfase nas páginas @foconomil_ e @profmillaborges. Para embasar nossa análise, na fundamentação teórica, utilizamos estudos sobre o ensino do texto dissertativo-argumentativo, como os de Vidon (2017; 2018); pesquisas recentes que investigam o uso do Instagram para o ensino do texto, como a de Silva (2023), além dos conceitos de Bakhtin (1988) sobre o uso da língua e da linguagem e os estudos de Foucault (1996) para investigar as influências dos formadores de opinião no discurso pedagógico dos conteúdos analisados. Consideramos, também, os princípios norteadores de ensino da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados ao ensino de produções escritas na educação básica. Como metodologia, adotamos a abordagem discursiva qualitativa-interpretativista. A análise crítica revelou que os discursos presentes nos posts frequentemente perpetuam visões cristalizadas, que podem limitar a formação autoral dos seguidores-alunos, submetendo-os a dinâmicas que reduzem a complexidade do trabalho com a linguagem.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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