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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Maia, Augusto de Almeida | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Gerson de Araújo e | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Roseane Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-02T13:59:01Z | - |
dc.date.available | 2025-01-02T13:59:01Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação e Estado | por |
dc.subject | Política pública | por |
dc.subject | Programas de alfabetização (Sergipe) | por |
dc.title | Diagnóstico, gestão e colaboração para aprender brincando: uma proposta inovadora para aprimorar a alfabetização na idade certa: alfabetizar para valer | pt_BR |
dc.type | Relatório Técnico | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Kelly Maria Paz e | - |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Marcos Antônio Souza | - |
dc.description.resumo | Este relatório técnico examina a política pública estadual denominada “Alfabetizar pra Valer”, lançada pelo Governo do Estado de Sergipe no exercício de 2019, sendo uma iniciativa com foco nos desafios para alcançar a alfabetização de crianças até os sete anos de idade ou 2º ano do Ensino Fundamental, alinhada ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (BRASIL, 2023). A partir de uma abordagem qualitativa, este trabalho fez um levantamento teórico e contextual com dados oficiais e audiências com atores educacionais, identificando lacunas significativas, como o baixo engajamento de alunos e professores e a insuficiente integração de tecnologias pedagógicas inovadoras, capazes de engajar os atores envolvidos e potencializar os resultados. Como resultado deste diagnóstico e resposta a esses desafios, o grupo propõe o desenvolvimento de uma solução tecnológica complementar, baseada em ferramentas digitais interativas, incluindo aplicativos educacionais, livros digitais gamificados e uma plataforma de acompanhamento pedagógico para professores, que reforcem o aprendizado lúdico e promovam maior personalização no acompanhamento do desempenho dos estudantes. A proposta visa fortalecer as ações existentes, contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais e para a transformação do processo de ensino-aprendizagem, alinhando-se ao objetivo central da política. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Administração Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração Pública (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GestaoPropostaAprimorarAlfabetizacao.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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