Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20902
Tipo de Documento: Monografia
Título: A abordagem da injustiça ambiental a partir da BNCC : um exercício de rebeldia na interpretação de possibilidades contra-hegemônicas
Autor(es): Silva, Adson Francisco Menezes da
Data do documento: 4-Nov-2024
Orientador: Modesto, Mônica Andrade
Resumo: Esta pesquisa discute a maneira como a injustiça ambiental se apresenta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A injustiça ambiental é a imposição desproporcional dos impactos ambientais às populações vulnerabilizadas. Por sua vez, a BNCC é o documento que orienta a formulação curricular no Brasil. Considerando que a naturalização das injustiças pode ser superada por meio da educação e compreendendo o currículo como território de disputa ideológica, que pode ser um instrumento que naturaliza ou que denuncia as injustiças, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os limites e as possibilidades para abordar a injustiça ambiental nas etapas do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Médio no documento supracitado. As principais referências bibliográficas utilizadas nesta pesquisa foram Acselrad et al. (2009), Apple (2006), Freire (1987), Leff (2009) e Silva (1999). O estudo aqui desenvolvido é de abordagem qualitativa. Tomando como referência o tipo documental, a produção de dados foi feita a partir da categorização das Competências e Habilidades da Base. As palavras justiça e natureza, bem como a partícula ambient, foram utilizadas como critério de seleção para as Competências e Habilidades a serem observadas por esta pesquisa. A técnica utilizada para análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, que compreende os processos de unitarização, categorização e construção de metatextos. Os resultados revelaram que a Base Nacional Comum Curricular não apresenta o termo composto injustiça ambiental, mas existem possibilidades para a sua abordagem a partir das categorias: relação humano/natureza, implicações do avanço científico/tecnológico, consumo responsável, consciência socioambiental, sustentabilidade, e ética socioambiental. Todavia, apesar da emergência dessas categorias, as bases conceituais que possibilitam a abordagem da injustiça ambiental a partir do documento encontram-se fragilizadas e descontextualizadas. Há uma predominância da responsabilização pessoal pelos problemas socioambientais, o documento despolitiza a promoção dos impactos ambientais, e a compreensão da injustiça ambiental é atravessada por uma perspectiva tecnicista e individualizante, o que está relacionado à Pedagogia das Competências, uma perspectiva educacional relacionada à formação para o mercado de trabalho, que relega a formação para a autonomia e para a emancipação política. Assim, a BNCC coloca-se como barreira para o desenvolvimento da consciência socioambiental e, consequentemente, contribui para a naturalização da injustiça ambiental. Diante desse contexto, elencou-se a Educação Ambiental Crítica como dimensão e vertente da educação que pode ser um meio para superar a naturalização da injustiça ambiental. A partir dos resultados, concluiu-se que existem possibilidades para a abordagem da injustiça ambiental no documento analisado, mas essa não é uma proposta inerente a ele, pelo contrário, a BNCC contribui para a alienação e para a naturalização da injustiça ambiental.
Abstract: This research discusses the way in which environmental injustice is presented in the National Common Curricular Base (BNCC). Environmental injustice is the disproportionate imposition of environmental impacts on vulnerable populations. In turn, the BNCC is the document that guides curriculum formulation in Brazil. Considering that the naturalization of injustices can be overcome through education and understanding the curriculum as a territory of ideological dispute, which can be an instrument that naturalizes or denounces injustices, the general objective of this research is to analyze the limits and possibilities to address environmental injustice in the Middle School and High School stages in the aforementioned document. The main bibliographic references used in this research were Acselrad et al. (2009), Apple (2006), Freire (1987), Leff (2009) and Silva (1999). The study developed here has a qualitative approach. Taking the documentary type as a reference, data production was carried out based on the categorization of Base Competencies and Skills. The words justice and nature, as well as the particle ambient, were used as selection criteria for the Competencies and Skills to be observed in this research. The technique used to analyze the data was Discursive Textual Analysis, which comprises the processes of unitization, categorization and construction of metatexts. The results revealed that the National Common Curricular Base does not present the compound term environmental injustice, but there are possibilities for its approach based on the categories: human/nature relationship, implications of scientific/technological advancement, responsible consumption, socio-environmental awareness, sustainability, and socio-environmental ethics. However, despite the emergence of these categories, the conceptual bases that enable the approach to environmental injustice based on the document are weakened and decontextualized. There is a predominance of personal responsibility for socio-environmental problems, the document depoliticizes the promotion of environmental impacts, and the understanding of environmental injustice is crossed by a technical and individualizing perspective, which is related to the Pedagogy of Competencies, an educational perspective related to training for the job market, which relegates training to autonomy and political emancipation. That way, the BNCC is a barrier to the development of socio-environmental awareness and, consequently, contributes to the naturalization of environmental injustice. Given this context, Critical Environmental Education was listed as a dimension and aspect of education that can be a means to overcome the naturalization of environmental injustice. From the results, it was concluded that there are possibilities for addressing environmental injustice in the analyzed document, but this is not an inherent proposal, on the contrary, the BNCC contributes to the alienation and naturalization of environmental injustice.
Palavras-chave: Biologia
Ensino superior (UFS)
Educação ambiental
Currículo
Direito ambiental
Educação básica
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Environmental education
Curriculum
Environmental justice
Basic education
Environmental training
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Silva, Adson Francisco Menezes da. A abordagem da injustiça ambiental a partir da BNCC : um exercício de rebeldia na interpretação de possibilidades contra-hegemônicas. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20902
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adson_Francisco_Menezes_Silva.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.