Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/2090
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendonça, Luana Marina de Castro | - |
dc.contributor.author | Guimaraes, Carmen Regina Parisotto | - |
dc.contributor.author | Sousa, Glauber Santana de | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-18T18:04:13Z | - |
dc.date.available | 2017-07-18T18:04:13Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, L. M. de C.; GUIMARAES, C. R. P.; SOUSA, G. S. de. Museu e Ciência: coleções zoológicas como alternativa didática para o ensino de ciências. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2013. Disponível em: <http://educonse.com.br/viicoloquio/cdanais.asp?cod=954%20target=>. Acesso em: 18 jul. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/2090 | - |
dc.description.abstract | Coleções zoológicas conferem papel complementar ao ensino formal oferecendo aos alunos a oportunidade de assimilar os conteúdos teóricos de forma mais eficaz e significativa. Este trabalho visou proporcionar aos discentes de uma escola pública de Aracaju/SE, uma experiência de ensino e aprendizagem em zoologia através da visitação à Coleção de Invertebrados da UFS e verificar a assimilação dos conteúdos discutidos. Foi aplicado um questionário a 29 dos 100 alunos que participaram da visita. As respostas indicam que sair do ambiente escolar é atividade motivadora para os estudos e que termos científicos, ligados à zoologia e ecologia, precisam ser mais enfatizados tanto na escola quanto em espaços alternativos._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Zoological collections provide complimentary role in the formal teaching methods, by offering students the opportunity to assimilate theoretical subjects in a more effective and significant way. This work aimed to provide the students of a public school in Aracaju/SE with a teaching/learning opportunity in Zoology through visits to the UFS’s Invertebrates Collection and verifying if learning of information was accomplished. A questionnaire was applied to 29 of the 100 students who participated in the visit. Their answers indicate that off-school activities are motivating to the study itself and that scientific terms related to zoology and ecology should be better emphasized both in school and in alternative spaces. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Visitação | pt_BR |
dc.subject | Coleção didática | pt_BR |
dc.subject | Zoology | pt_BR |
dc.subject | Visitation | pt_BR |
dc.subject | Didactic collection | pt_BR |
dc.title | Museu e Ciência: coleções zoológicas como alternativa didática para o ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ColecoesZoologicasAlternativaDidatica.pdf | 232,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.