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dc.contributor.authorSantos, Victoria Gomes de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-01-28T14:19:24Z-
dc.date.available2025-01-28T14:19:24Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationSantos, Victoria Gomes de Carvalho. Aulas práticas no ensino de ciências e biologia : uma análise de experiências didáticas relatadas na literatura. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20915-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectAulas práticaspor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectRevisão bibliográficapor
dc.titleAulas práticas no ensino de ciências e biologia : uma análise de experiências didáticas relatadas na literaturapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Leonardo Ferreira de-
dc.description.resumoO ensino de ciências e biologia desempenha um importante papel na formação cidadã, buscando, não apenas proporcionar o aprendizado dos conceitos científicos, mas também estimular o pensamento crítico. Na busca por práticas pedagógicas que atendam a essa demanda, as aulas práticas se apresentam como uma alternativa, pois são estratégias que atuam como facilitadoras do entendimento de conceitos das ciências biológicas, oportunizando aos estudantes a capacidade de explorar o seu mundo, bem como a possibilidade de desenvolver soluções para problemas complexos e promover a sua formação crítica e social. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira as aulas práticas têm sido desenvolvidas no ensino de ciências e biologia. Para tanto, buscou-se identificar, por meio de uma revisão bibliográfica das experiências didáticas relatadas na literatura, as temáticas nas quais são mais exploradas as aulas práticas e os tipos de atividades práticas que têm sido desenvolvidos no ensino de ciências e biologia, bem como analisar desafios e contribuições da utilização de aulas práticas. Sendo assim, adotou-se como corpus de análise quinze artigos científicos, publicados no Brasil, entre os anos de 2017 e julho de 2024, que relatam experiências com aulas práticas desenvolvidas no ensino de ciências e biologia, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Estes foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), cuja aplicação permitiu a discussão de categorias como objetos de conhecimento, níveis de ensino, menção e/ou abordagem da BNCC, tipos de abordagens de aulas práticas e desafios e contribuições de aulas práticas. Foi possível verificar que os conteúdos de botânica (26,7%), zoologia (20%) e biologia celular (20%) se configuram como as temáticas mais exploradas nas aulas práticas. Percebeu-se, também, um equilíbrio na utilização destas tanto no Ensino Fundamental Anos Finais (40%) como no Ensino Médio (40%). Por outro lado, constatou-se que 80% dos artigos analisados não fazem menção à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que, neste documento normativo, não são citados termos tais como “aulas práticas”, “atividades práticas” e “experimentação”. Além disso, observou-se uma predominância na utilização de “demonstrações práticas” e “experimentos ilustrativos”. Quanto aos desafios, pode-se observar que alguns relatos não descreveram obstáculos, e outros discutiram desafios estruturais e pedagógicos, de forma generalizada. Por outro lado, as contribuições das aulas práticas foram, unanimemente, reconhecidas, pelo fato de estimularem o interesse dos alunos e contribuírem para o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, espera-se que este trabalho oportunize e impulsione novas pesquisas sobre o uso de aulas práticas no ensino de ciências e biologia, no âmbito da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de outras instituições de ensino e pesquisa, além de proporcionar contribuições teóricas, reflexivas, metodológicas e analíticas para futuros estudos acadêmicos sobre a temática em questão.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rosa, Isabela Santos Correia-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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