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dc.contributor.authorRego, Erica Luedy-
dc.date.accessioned2025-02-20T12:47:09Z-
dc.date.available2025-02-20T12:47:09Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationREGO, Erica Luedy. Sequência didática em educação ambiental como instrumento político pedagógico no ensino das ciências ambientais. 2024. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21206-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências ambientaispor
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectConflitos socioambientaispor
dc.subjectEnsino médio integralpor
dc.titleSequência didática em educação ambiental como instrumento político pedagógico no ensino das ciências ambientaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Rosana de Oliveira Santos-
dc.description.resumoPor entender a necessidade de uma profunda transformação socioambiental, devido a complexidades resultantes da relação sociedade/natureza e suas consequências degradantes para o meio ambiente, assim como a importância da Educação Ambiental nesse processo, surgiram as inquietações que motivaram essa pesquisa. Enquanto professora e pesquisadora, a finalidade foi fomentar uma educação ambiental crítica que não apenas abordasse a mudança cultural decorrente das questões socioambientais, mas também considerasse transformações sociais abrangentes. Com foco qualiquantitativo, teve como objetivo principal desenvolver uma Sequência Didática sob a temática dos conflitos socioambientais, voltada para o ensino nas Ciências Ambientais e Educação Ambiental, destacando o uso da água e mudanças climáticas, para professores e educadores. Nesse sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica na produção científica das Ciências Ambientais relacionada à elaboração de sequências didáticas, principalmente as baseadas na abordagem teórica da Educação Ambiental Crítica. De acordo com a natureza das fontes utilizadas e tratamento de seu objeto, caracteriza-se por básica ou bibliográfica. Um estudo bibliográfico tipo Estado da Arte que traz dados quantificáveis – números, porcentagens –, embora tenha constituído apenas momento inicial do estudo, não sendo o principal cerne da análise. Quanto aos procedimentos e técnicas o estudo foi documental e bibliográfico, de fontes secundárias. Os objetivos foram exploratórios e descritivos e o Estado da Arte foi utilizado para revisão bibliográfica. O levantamento ocorreu no Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e, sobretudo, no Banco de Dissertações e Produtos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), onde foram encontradas quarenta e sete pesquisas envolvendo Sequência Didática nas Ciências Ambientais, em um universo de quinhentos e trinta e cinco, considerado parte relevante dos estudos, sendo quatorze relacionadas a Educação Ambiental, três a Educação Ambiental Crítica e apenas uma a Conflitos Socioambientais. No geral, somente duas pesquisas abordavam a temática conflitos socioambientais. Uma delas trata de Sequência Didática, o que demonstra lacunas nas abordagens pelas Ciências Ambientais e ressalta a importância de se ampliar estudos sob esse objeto, direcionando esforços na busca pela sustentabilidade. Procedimentos que forneceram informações atualizadas e embasadas em estudos sólidos, contribuindo na compreensão de conceitos, teorias e abordagens críticas da Educação Ambiental. Também ajudaram a identificar hiatos no conhecimento existente e a formular hipóteses enriquecendo a qualidade da pesquisa. A Sequência Didática aborda a temática "Conflitos socioambientais nos caminhos da sustentabilidade" e está disponibilizada como um arquivo digital gratuito e replicável para ser utilizado em ambientes formais e não formais de ensino. Como produto educacional, foi elaborado um material didático que serve como ferramenta política e pedagógica na busca pela transformação socioambiental sustentável, oferecendo orientações para realização das atividades. A Sequência Didática contextualizada nas Ciências Ambientais foi elaborada como produto educativo, compondo um material didático e instrucional digital que atende como ferramenta político pedagógica para professores e educadores. Espera-se contribuir com estratégias educacionais para sensibilizar e promover a ampliação da responsabilidade socioambiental da sociedade através do instrumento educativo proposto.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientaispt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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