Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21206
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rego, Erica Luedy | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T12:47:09Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20T12:47:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | REGO, Erica Luedy. Sequência didática em educação ambiental como instrumento político pedagógico no ensino das ciências ambientais. 2024. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21206 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ciências ambientais | por |
dc.subject | Educação ambiental crítica | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Conflitos socioambientais | por |
dc.subject | Ensino médio integral | por |
dc.title | Sequência didática em educação ambiental como instrumento político pedagógico no ensino das ciências ambientais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Rosana de Oliveira Santos | - |
dc.description.resumo | Por entender a necessidade de uma profunda transformação socioambiental, devido a complexidades resultantes da relação sociedade/natureza e suas consequências degradantes para o meio ambiente, assim como a importância da Educação Ambiental nesse processo, surgiram as inquietações que motivaram essa pesquisa. Enquanto professora e pesquisadora, a finalidade foi fomentar uma educação ambiental crítica que não apenas abordasse a mudança cultural decorrente das questões socioambientais, mas também considerasse transformações sociais abrangentes. Com foco qualiquantitativo, teve como objetivo principal desenvolver uma Sequência Didática sob a temática dos conflitos socioambientais, voltada para o ensino nas Ciências Ambientais e Educação Ambiental, destacando o uso da água e mudanças climáticas, para professores e educadores. Nesse sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica na produção científica das Ciências Ambientais relacionada à elaboração de sequências didáticas, principalmente as baseadas na abordagem teórica da Educação Ambiental Crítica. De acordo com a natureza das fontes utilizadas e tratamento de seu objeto, caracteriza-se por básica ou bibliográfica. Um estudo bibliográfico tipo Estado da Arte que traz dados quantificáveis – números, porcentagens –, embora tenha constituído apenas momento inicial do estudo, não sendo o principal cerne da análise. Quanto aos procedimentos e técnicas o estudo foi documental e bibliográfico, de fontes secundárias. Os objetivos foram exploratórios e descritivos e o Estado da Arte foi utilizado para revisão bibliográfica. O levantamento ocorreu no Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e, sobretudo, no Banco de Dissertações e Produtos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), onde foram encontradas quarenta e sete pesquisas envolvendo Sequência Didática nas Ciências Ambientais, em um universo de quinhentos e trinta e cinco, considerado parte relevante dos estudos, sendo quatorze relacionadas a Educação Ambiental, três a Educação Ambiental Crítica e apenas uma a Conflitos Socioambientais. No geral, somente duas pesquisas abordavam a temática conflitos socioambientais. Uma delas trata de Sequência Didática, o que demonstra lacunas nas abordagens pelas Ciências Ambientais e ressalta a importância de se ampliar estudos sob esse objeto, direcionando esforços na busca pela sustentabilidade. Procedimentos que forneceram informações atualizadas e embasadas em estudos sólidos, contribuindo na compreensão de conceitos, teorias e abordagens críticas da Educação Ambiental. Também ajudaram a identificar hiatos no conhecimento existente e a formular hipóteses enriquecendo a qualidade da pesquisa. A Sequência Didática aborda a temática "Conflitos socioambientais nos caminhos da sustentabilidade" e está disponibilizada como um arquivo digital gratuito e replicável para ser utilizado em ambientes formais e não formais de ensino. Como produto educacional, foi elaborado um material didático que serve como ferramenta política e pedagógica na busca pela transformação socioambiental sustentável, oferecendo orientações para realização das atividades. A Sequência Didática contextualizada nas Ciências Ambientais foi elaborada como produto educativo, compondo um material didático e instrucional digital que atende como ferramenta político pedagógica para professores e educadores. Espera-se contribuir com estratégias educacionais para sensibilizar e promover a ampliação da responsabilidade socioambiental da sociedade através do instrumento educativo proposto. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERICA_LUEDY_REGO.pdf | 6,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.