Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21239
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Yago de Santana-
dc.date.accessioned2025-02-21T14:07:43Z-
dc.date.available2025-02-21T14:07:43Z-
dc.date.issued2025-01-31-
dc.identifier.citationSILVA, Yago de Santana. Bonificação regional no acesso ao ensino superior: jurisdição constitucional e equidade. 2025. 113 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21239-
dc.description.abstractThe study analyzes regional bonus policies in access to higher education in Brazil from a constitutional and philosophical perspective, with an emphasis on John Rawls' Theory of Justice as Fairness. The research highlights that such policies, by recognizing regional inequalities, aim to promote greater equity in university admissions, leveling opportunities for students from less advantaged areas. However, they face challenges regarding their constitutionality and practical application. Based on landmark decisions of the Brazilian Supreme Court, the dissertation examines the feasibility of these policies in light of the principle of equality, emphasizing the need for a logical and objective correlation between the differential criteria adopted and the goals of such measures. The work also addresses fundamental concepts of Rawlsian theory, such as the veil of ignorance and the difference principle, which justify inequalities only when they benefit the least privileged. Structured into three chapters, the study combines bibliographic review and jurisprudential analysis, exploring both the theoretical foundation and the practical challenges of regional bonus policies. The objective is to propose guidelines to improve these policies, ensuring greater effectiveness and alignment with the values of justice and equity. Thus, the research seeks to contribute to the construction of a more inclusive educational system and a fairer society.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDireitopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectBonificação regionalpor
dc.subjectEquidadepor
dc.subjectJurisdição constitucionalpor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectRegional bonuseng
dc.subjectEquityeng
dc.subjectConstitutional jurisdictioneng
dc.titleBonificação regional no acesso ao ensino superior: jurisdição constitucional e equidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.licenseLiberação parcial. Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0).-
dc.contributor.advisor1Cardoso, Henrique Ribeiro-
dc.description.resumoO estudo analisa as políticas de bonificação regional no acesso ao ensino superior no Brasil, sob a perspectiva constitucional e filosófica, com ênfase naTeoria da Justiça como Equidade, de John Rawls. A pesquisa destaca que tais políticas, ao reconhecerem desigualdades regionais, visam promover maior equidade no ingresso às instituições de ensino superior, nivelando oportunidades para estudantes de áreas menos favorecidas. Contudo, enfrenta desafios quanto à sua constitucionalidade e aplicação prática. Com base em julgados emblemáticos do Supremo Tribunal Federal (STF), a dissertação examina a viabilidade dessas políticas frente ao princípio da igualdade, evidenciando a necessidade de uma correlação lógica e objetiva entre os critérios diferenciais adotados e os objetivos das medidas. O trabalho também aborda conceitos fundamentais da teoria rawlsiana, como o véu de ignorância e o princípio da diferença, que justificam desigualdades apenas quando favorecem os menos privilegiados. Estruturado em três capítulos, o estudo combina revisão bibliográfica e análise jurisprudencial, explorando tanto a fundamentação teórica quanto os desafios práticos das políticas de bonificação regional. O objetivo é propor diretrizes para aprimorar essas políticas, garantindo maior eficácia e alinhamento com os valores de justiça e equidade. Assim, busca-se contribuir para a construção de um sistema educacional mais inclusivo e uma sociedade mais justa.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Direitopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
YAGO_SANTANA_SILVA-Parcial.pdf151,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.