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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21246
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | A leitura dialógica com ressignificação valorada do livro e do filme Shrek na sala de aula |
Autor : | Cardoso, Mari Geralda D’Avila |
Fecha de publicación : | 1-nov-2024 |
Director(a): | Silva, José Ricardo Carvalho da |
Resumen: | Esta pesquisa investiga as possibilidades de leitura ética e discursiva na escola, focando em atividades de compreensão ativa do livro Shrek, de William Steig, publicado em 1990, e sua primeira adaptação cinematográfica, dirigida por Andrew Adamson e Vicky Jenson, em 2001, pelo estúdio de animação Dream World. O estudo faz uso das categorias sátira, paródia, grotesco e sublime, que sustentam a proposta de análise da carnavalização em Bakhtin. Ao aplicar as categorias de análise na leitura dialógica de Shrek, pretende-se observar como as diferentes vozes dessas criações artístico-literárias (autor, personagens, vozes sociais) entram em diálogo com os contos de fadas tradicionais e a visão de mundo da sociedade contemporânea. A pesquisa analisa a aplicação de uma proposta didática de percurso de leitura literária com ressignificação valorada desenvolvida de Carvalho (2021, 2023, 2024), a fim de explorar as capacidades de produção de sentido no plano ético-estético-discursivo em uma classe do 9o ano do Ensino Fundamental. Nossa hipótese central é a de que os procedimentos de compreensão de atividades de leitura dialógica em uma perspectiva ético-estilística- discursiva possuem um papel significativo na formação do leitor, oferecendo possibilidades de mediação didática em sala de aula que ajudam a problematizar a construção de sentido dos enunciados e ampliar a capacidade crítica do aluno. Sendo assim, esta pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada, realiza um estudo de caso que explora a leitura com ressignificação valorada de Shrek, tanto em sua forma literária quanto cinematográfica, em oposição aos valores preconizados pelos contos de fadas tradicionais. Sob o enfoque da compreensão responsiva e responsável, os participantes da pesquisa contrastam os valores tradicionais dos contos de fadas com os valores assumidos pelas obras analisadas por meio de procedimentos de leitura ético-discursivos. Por esse caminho, a pesquisa apresenta e analisa, em uma situação empírica, a aplicação do trabalho de leitura dialógica em uma turma de 9o ano do Ensino Fundamental II de um colégio estadual situado na cidade de Aracaju, Sergipe. Nesta pesquisa, são exploradas as categorias da carnavalização delineadas por Bakhtin (2011) em uma oficina de leitura dialógica, tendo como produto um caderno pedagógico que fornece subsídios teórico-práticos para propostas de leitura que sigam o mesmo parâmetro. |
Resumen : | This research investigates the possibilities of ethical and discursive reading in schools, focusing on active comprehension activities of the book Shrek, by William Steig, published in 1990, and its first film adaptation, directed by Andrew Adamson and Vicky Jenson, in 2001, by the animation studio Dream World. The study makes use of the categories satire, parody, grotesque and sublime, which support Bakhtin's proposed analysis of carnivalization. By applying the categories of analysis to the dialogical reading of Shrek, we intend to observe how the different voices of these artistic-literary creations (author, characters, social voices) enter dialogue with traditional fairy tales and the worldview of contemporary society. This research analyzes the application of a didactic proposal for a literary reading path with valued resignification developed by Carvalho (2021, 2023, 2024), in order to explore the capacities for producing meaning in the ethical-aesthetic-discursive plane in a 9th grade elementary school class. Our central hypothesis is that the procedures for understanding dialogic reading activities from na ethical-stylistic-discursive perspective have a significant role in the formation of the reader, offering possibilities of didactic mediation in the classroom that help to problematize the construction of meaning in statements and expand the student’s critical ability. Therefore, this research, within the field of Applied Linguistics, carries out a case study that explores the valued reinterpretation of Shrek, both in its literary and cinematographic form, in opposition to the values advocated by traditional fairy tales. From the perspective of responsive and responsible understanding, the research participants contrast the traditional values of fairy tales with the values assumed by the works analyzed through ethical-discursive reading procedures. In this way, the research presents and analyzes, in an empirical situation, the application of dialogic reading work in a 9th grade class of Elementary School II at a state school located in the city of Aracaju, Sergipe. In this research, the categories of carnivalization outlined by Bakhtin (2011) are explored in a dialogic reading workshop, having as a product a pedagogical notebook that provides theoretical and practical support for reading proposals that follow the same parameter. |
Palabras clave : | Leitura Formação do leitor Conto de fadas Carnavalização Ressignificação valorada Compreensão ativa Shrek reading Carnivalization Valued resignification Active comprehension |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citación : | CARDOSO, Mari Geralda D’avila. A leitura dialógica com ressignificação valorada do livro e do filme Shrek na sala de aula. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21246 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
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