Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21496
Tipo de Documento: Artigo
Título: Saberes docentes para a tutoria a distância: propondo o ensino online prático-reflexivo
Autor(es): Santos, Elissandra Silva
Schneider, Henrique Nou
Data do documento: Nov-2013
Resumo: O presente artigo é fruto da Dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe a qual teve como objetivo fazer uma reflexão uma reflexão acerca da epistemologia da prática docente no ensino online a partir de Maurice Tardif, Donald Schön, Phillipe Perrenoud e Edgar Morin. Para este artigo fizemos um recorte do que foi feito na Dissertação optando em analisar os saberes docentes para a Tutoria a Distância no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), a partir do viés teórico da “epistemologia da prática profissional dos professores” refletidos por Tardif (2007) e do “ensino prático reflexivo” discutido por Schön (2000). Metodologicamente, esse estudo apresenta-se como um construto teórico de natureza qualitativa sob o enfoque fenomenológico filosófico subjetivista-compreensivista que nos permitiu fazer uma reflexão teórica sobre nossa prática pedagógica na Tutoria a Distância enquanto fenômeno educacional num AVEA – aqui se configurando como campo empírico. Para identificar o fenômeno das interações construídas no AVEA em seus aspectos objetivos e subjetivos, recorri à caracterização de “fenômeno” feita por Lofland (1971). Como resultado, esta pesquisa apresenta uma reflexão crítica sobre o papel da tutoria a distância no ensino online e propõe um conjunto de saberes para a prática docente do professor-tutor com o intuito de promover a construção da aprendizagem reflexiva e formativa no AVEA.
Palavras-chave: Tutoria a distância
Saberes docentes
Ensino prático-reflexivo
ISSN: 2316-6517
Parte de : IJKEM
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal de Santa Catarina
Citação: SANTOS, E. S.; SHCNEIDER, H. N. Saberes docentes para a tutoria a distância: propondo o ensino online prático-reflexivo. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 135-162, nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ijkem/article/view/81732/46408. Acesso em: 31 mar. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21496
Aparece nas coleções:DCOMP - Artigos de periódicos
DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SaberesDocentesTutoriaDistancia.pdf670,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.