Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21496
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Saberes docentes para a tutoria a distância: propondo o ensino online prático-reflexivo |
Autor(es): | Santos, Elissandra Silva Schneider, Henrique Nou |
Data do documento: | Nov-2013 |
Resumo: | O presente artigo é fruto da Dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe a qual teve como objetivo fazer uma reflexão uma reflexão acerca da epistemologia da prática docente no ensino online a partir de Maurice Tardif, Donald Schön, Phillipe Perrenoud e Edgar Morin. Para este artigo fizemos um recorte do que foi feito na Dissertação optando em analisar os saberes docentes para a Tutoria a Distância no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), a partir do viés teórico da “epistemologia da prática profissional dos professores” refletidos por Tardif (2007) e do “ensino prático reflexivo” discutido por Schön (2000). Metodologicamente, esse estudo apresenta-se como um construto teórico de natureza qualitativa sob o enfoque fenomenológico filosófico subjetivista-compreensivista que nos permitiu fazer uma reflexão teórica sobre nossa prática pedagógica na Tutoria a Distância enquanto fenômeno educacional num AVEA – aqui se configurando como campo empírico. Para identificar o fenômeno das interações construídas no AVEA em seus aspectos objetivos e subjetivos, recorri à caracterização de “fenômeno” feita por Lofland (1971). Como resultado, esta pesquisa apresenta uma reflexão crítica sobre o papel da tutoria a distância no ensino online e propõe um conjunto de saberes para a prática docente do professor-tutor com o intuito de promover a construção da aprendizagem reflexiva e formativa no AVEA. |
Palavras-chave: | Tutoria a distância Saberes docentes Ensino prático-reflexivo |
ISSN: | 2316-6517 |
Parte de : | IJKEM |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Santa Catarina |
Citação: | SANTOS, E. S.; SHCNEIDER, H. N. Saberes docentes para a tutoria a distância: propondo o ensino online prático-reflexivo. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 135-162, nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ijkem/article/view/81732/46408. Acesso em: 31 mar. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21496 |
Aparece nas coleções: | DCOMP - Artigos de periódicos DED - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SaberesDocentesTutoriaDistancia.pdf | 670,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.