Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Fabio Gomes-
dc.contributor.authorSabino, Rosimeri Ferraz-
dc.contributor.authorSilva, Thiciane Suely Couto-
dc.contributor.authorSantana, Larissa Freitas-
dc.date.accessioned2025-04-04T19:01:38Z-
dc.date.available2025-04-04T19:01:38Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.citationROCHA, F. G. et al. O Scrum como forma de gerenciar alunos em projetos de desenvolvimento tecnológico e iniciação científica: um estudo de caso realizado na UNIT/SE. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v 17, n. 2, p. 213-223, ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/6770/pdf. Acesso em: 4 abr. 2025pt_BR
dc.identifier.issn2176-171X-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21560-
dc.description.abstractThis research deal with the adoption of the Scrum framework as a tool for software project management, presenting a case study with students of scientific initiation from a university in the northeast region of Brazil. It was sought to analyze if the use of Scrum by developers still in academic formation contributes to the agility in the process of product implementation, allowing a greater integration among the team. The results showed that the adoption of Scrum is effective not only for the management of the project, but also for the promotion of student autonomy in relation to learning and decision making. These aspects become relevant for a integral formation of students, and may form the basis for future research on the use of technological tools and agile methods in education.eng
dc.description.abstractEl trabajo trata sobre la adopción del marco Scrum como herramienta para gestión de proyectos de software, presentando un estudio de caso con alumnos de iniciación científica de una universidad de la región nordeste brasileña. Se buscó analizar si la utilización del Scrum por desarrolladores aún en formación académica contribuye a la agilidad en el proceso de implementación del producto, permitiendo una mayor integración entre el equipo. Los resultados apuntaron que la adopción del Scrum se muestra eficaz no sólo para la gestión del proyecto, sino también, sobre todo, para la promoción de la autonomía de los estudiantes en relación al aprendizaje ya la toma de decisión. Estos aspectos se tornan relevantes para una formación integral de los estudiantes, pudiendo constituir bases para futuras investigaciones sobre la utilización de herramientas tecnológicas y métodos ágiles en la educación.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofRevista EDaPECIpt_BR
dc.subjectFramework Scrumpor
dc.subjectGerenciamento de alunospor
dc.subjectProjetos científicospor
dc.subjectScrum Frameworkeng
dc.subjectManagement of studentseng
dc.subjectScientific projectseng
dc.subjectFramework Scrumspa
dc.subjectGestión de alumnosspa
dc.subjectProyectos científicosspa
dc.titleO Scrum como forma de gerenciar alunos em projetos de desenvolvimento tecnológico e iniciação científica: um estudo de caso realizado na UNIT/SEpt_BR
dc.title.alternativeScrum as a way to manage students in projects of technological development and scientific initiation: a case study conducted at UNIT/SEeng
dc.title.alternativeScrum como forma de administrar alumnos en proyectos de desarrollo tecnológico e iniciación científica: un estudio de caso realizado en UNIT/SEspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho trata sobre a adoção do framework Scrum como ferramenta para gestão de projeto de software, apresentando um estudo de caso com alunos de iniciação científica de uma universidade da região nordeste brasileira. Buscou-se analisar se a utilização do Scrum por desenvolvedores ainda em formação acadêmica contribui para a agilidade no processo de implementação do produto, permitindo uma maior integração entre a equipe. Os resultados apontaram que a adoção do Scrum se mostra eficaz não apenas para a gestão do projeto, como também e, principalmente, para a promoção da autonomia dos estudantes em relação ao aprendizado e à tomada de decisão. Esses aspectos tornam-se relevantes para uma formação integral dos estudantes, podendo constituir bases para investigações futuras sobre a utilização de ferramentas tecnológicas e métodos ágeis na educação.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:DSE - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ScrumGerenciarAlunosIniciacaoCientifica.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.