Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21608
Tipo de Documento: Artigo
Título: Aplicação da SARNDBOX no ensino de geomorfologia
Título(s) alternativo(s): SARNDBOX appliance for geomorphology teaching
Autor(es): Santos, Riclaudio Silva
Santos, Ricardo Silva
Santos, Gabriel Carvalho
Tavares, Kaio César de Oliveira
Rafael, Larissa Monteiro
Lira, Daniel Rodrigues de
Santos, Cristiano Aprígio dos
Data do documento: Mar-2018
Resumo: A Caixa de Areia de Realidade Aumentada (SARndbox) aborda uma metodologia relevante para o ensino de Geociências, em especial a Geomorfologia. Sua utilização, porém, ainda é pouco difundida no Brasil. Essa ferramenta permite a criação de uma representação hipsométrica 3D pelo usuário e, a partir de um senso de movimento, um projetor digital e um conjunto de softwares, modelos topográficos diversos podem ser projetados. Com o objetivo de expor os resultados obtidos com a aplicação da mesma, são apresentados os passos de elaboração da ferramenta, juntamente com os materiais necessários para a sua construção. A SARNDBOX foi aplicada na Universidade Federal de Sergipe, tendo como público-alvo professores e alunos da educação básica, assim como alunos do ensino superior. Com a ferramenta foi possível discutir conceitos da Geomorfologia, assim como demonstrar em modelos topográficos em 3D as características da geomorfologia sergipana
Abstract: The Augmented RealitySandbox (SARndbox) represents a relevant teaching methodology for Geosciences, especially Geomorphology. Nevetheless, in Brasil, it has been little applied. This tool allows, by the user, the designing of a 3D hypsometric representation and, from a motion sensor, a digital projector and a set of software, several topographic model can be projected. With the aim to presentthe methodology application results, this article exposes the tool elaboration steps along with the support material required to build it.SARndboxwas applied at the Federal University of Sergipe, targeting Primary and Secondary school teachers and students, as well as Higher Education Students. Thereafter this tool allowed to discuss Geomorphology concept as well as to demonstrate Sergipe’s geomorphology characteristics with 3D topographic models
Palavras-chave: Ensino
Caixa de Areia de Realidade Aumentada (SARndbox)
Geomorfologia
Teaching
Augmented Reality Sandbox (SARndbox)
Geomorphology
ISSN: 0104-5490
Parte de : Revista de Geografia
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, R. S. et al. Aplicação da SARNDBOX no ensino de geomorfologia. Revista de Geografia, Recife, v. 35, n. 4, p. 83-91, mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistageografia/article/view/238205/30034. Acesso em: 8 abr. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21608
Aparece nas coleções:DGEI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AplicacaoSarndboxEnsinoGeomorfologia.pdf507,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.