Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21608
Tipo de Documento: Artigo
Título : Aplicação da SARNDBOX no ensino de geomorfologia
Otros títulos : SARNDBOX appliance for geomorphology teaching
Autor : Santos, Riclaudio Silva
Santos, Ricardo Silva
Santos, Gabriel Carvalho
Tavares, Kaio César de Oliveira
Rafael, Larissa Monteiro
Lira, Daniel Rodrigues de
Santos, Cristiano Aprígio dos
Fecha de publicación : mar-2018
Resumen: A Caixa de Areia de Realidade Aumentada (SARndbox) aborda uma metodologia relevante para o ensino de Geociências, em especial a Geomorfologia. Sua utilização, porém, ainda é pouco difundida no Brasil. Essa ferramenta permite a criação de uma representação hipsométrica 3D pelo usuário e, a partir de um senso de movimento, um projetor digital e um conjunto de softwares, modelos topográficos diversos podem ser projetados. Com o objetivo de expor os resultados obtidos com a aplicação da mesma, são apresentados os passos de elaboração da ferramenta, juntamente com os materiais necessários para a sua construção. A SARNDBOX foi aplicada na Universidade Federal de Sergipe, tendo como público-alvo professores e alunos da educação básica, assim como alunos do ensino superior. Com a ferramenta foi possível discutir conceitos da Geomorfologia, assim como demonstrar em modelos topográficos em 3D as características da geomorfologia sergipana
Resumen : The Augmented RealitySandbox (SARndbox) represents a relevant teaching methodology for Geosciences, especially Geomorphology. Nevetheless, in Brasil, it has been little applied. This tool allows, by the user, the designing of a 3D hypsometric representation and, from a motion sensor, a digital projector and a set of software, several topographic model can be projected. With the aim to presentthe methodology application results, this article exposes the tool elaboration steps along with the support material required to build it.SARndboxwas applied at the Federal University of Sergipe, targeting Primary and Secondary school teachers and students, as well as Higher Education Students. Thereafter this tool allowed to discuss Geomorphology concept as well as to demonstrate Sergipe’s geomorphology characteristics with 3D topographic models
Palabras clave : Ensino
Caixa de Areia de Realidade Aumentada (SARndbox)
Geomorfologia
Teaching
Augmented Reality Sandbox (SARndbox)
Geomorphology
ISSN : 0104-5490
Es parte de: Revista de Geografia
Idioma : por
Institución / Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, R. S. et al. Aplicação da SARNDBOX no ensino de geomorfologia. Revista de Geografia, Recife, v. 35, n. 4, p. 83-91, mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistageografia/article/view/238205/30034. Acesso em: 8 abr. 2025.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21608
Aparece en las colecciones: DGEI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AplicacaoSarndboxEnsinoGeomorfologia.pdf507,15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.