Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, José Elyton Batista dos | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Carlos Alberto de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T12:47:30Z | - |
dc.date.available | 2025-04-09T12:47:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-04 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, J. E. B.; VASCONCELOS, C. A. Linguagem digital e interativa no ensino de matemática: entre debates e reflexões. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 18, n. 1, p. 77-90, abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/8543/pdf. Acesso em: 9 abr. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-171X | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21622 | - |
dc.description.abstract | This article presents debates and reflections on the interactive digital whiteboard (LDI) in teaching and in the praxis of Mathematics teachers. In this perspective, an panorama of this technological interface in the Brazilian educational scenario from 2002 to 2017 was developed, according to the repositories of the Capes Thesis and Dissertations Bank and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Thus, the present research is of the bibliographic type, delimiting itself in a study nominated "state of knowledge". We used Castells (1999) as theoretical reference, Belloni (1999), and Fiorentini and Lorenzato (2012). Based on this research, we find that the greatest interest in the theme comes from master's programs, not presenting any production with the theme at the doctorate level, in that period of fifteen years. In addition, we noticed that there is a greater number of centralized researches in the Southern Region, a fact evidenced due to the investment, mainly, of the Government of the State of Paraná, as well as by the municipalities for the incorporation of this technological interface in classrooms, gradually reflecting a change in the construction of mathematical knowledge. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista EDaPECI | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Linguagem digital | por |
dc.subject | Lousa digital interativa | por |
dc.subject | Digital interactive whiteboard | eng |
dc.subject | Digital language | eng |
dc.subject | Mathematics teaching | eng |
dc.title | Linguagem digital e interativa no ensino de matemática: entre debates e reflexões | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital and interactive language in the teaching of mathematics: between debates and reflections | eng |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta debates e reflexões acerca da lousa digital interativa (LDI) no ensino e na práxis do professor de Matemática. Nessa perspectiva, foi desenvolvido um panorama dessa interface tecnológica no cenário educacional brasileiro de 2002 a 2017, de acordo com os repositórios do Banco de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Assim, a presente pesquisa é do tipo bibliográfico, delimitando-se em um estudo denominado “estado do conhecimento”. Utilizamos como referencial teórico Castells (1999), Belloni (1999) e FiorenƟ ni e Lorenzato (2012). A partir dessa investigação, constatamos que o maior interesse pela temática advém dos programas de mestrado, não apresentando produção alguma com a temática em nível de doutorado, nesse período de quinze anos. Além disso, percebemos que há um maior número de pesquisas centralizadas na Região Sul, fato constatado devido ao investimento, principalmente, do Governo do Estado do Paraná, bem como pelas prefeituras para a incorporação dessa interface tecnológica nas salas de aulas, refletindo gradativamente uma mudança metodológica na construção do saber matemático. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos de periódicos PPGECIMA - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LinguagemDigitalEnsinoMatematica.pdf | 364,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.