Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, José Elyton Batista dos-
dc.contributor.authorVasconcelos, Carlos Alberto de-
dc.date.accessioned2025-04-09T12:47:30Z-
dc.date.available2025-04-09T12:47:30Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationSANTOS, J. E. B.; VASCONCELOS, C. A. Linguagem digital e interativa no ensino de matemática: entre debates e reflexões. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 18, n. 1, p. 77-90, abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/8543/pdf. Acesso em: 9 abr. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2176-171X-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21622-
dc.description.abstractThis article presents debates and reflections on the interactive digital whiteboard (LDI) in teaching and in the praxis of Mathematics teachers. In this perspective, an panorama of this technological interface in the Brazilian educational scenario from 2002 to 2017 was developed, according to the repositories of the Capes Thesis and Dissertations Bank and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Thus, the present research is of the bibliographic type, delimiting itself in a study nominated "state of knowledge". We used Castells (1999) as theoretical reference, Belloni (1999), and Fiorentini and Lorenzato (2012). Based on this research, we find that the greatest interest in the theme comes from master's programs, not presenting any production with the theme at the doctorate level, in that period of fifteen years. In addition, we noticed that there is a greater number of centralized researches in the Southern Region, a fact evidenced due to the investment, mainly, of the Government of the State of Paraná, as well as by the municipalities for the incorporation of this technological interface in classrooms, gradually reflecting a change in the construction of mathematical knowledge.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofRevista EDaPECIpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectLinguagem digitalpor
dc.subjectLousa digital interativapor
dc.subjectDigital interactive whiteboardeng
dc.subjectDigital languageeng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.titleLinguagem digital e interativa no ensino de matemática: entre debates e reflexõespt_BR
dc.title.alternativeDigital and interactive language in the teaching of mathematics: between debates and reflectionseng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta debates e reflexões acerca da lousa digital interativa (LDI) no ensino e na práxis do professor de Matemática. Nessa perspectiva, foi desenvolvido um panorama dessa interface tecnológica no cenário educacional brasileiro de 2002 a 2017, de acordo com os repositórios do Banco de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Assim, a presente pesquisa é do tipo bibliográfico, delimitando-se em um estudo denominado “estado do conhecimento”. Utilizamos como referencial teórico Castells (1999), Belloni (1999) e FiorenƟ ni e Lorenzato (2012). A partir dessa investigação, constatamos que o maior interesse pela temática advém dos programas de mestrado, não apresentando produção alguma com a temática em nível de doutorado, nesse período de quinze anos. Além disso, percebemos que há um maior número de pesquisas centralizadas na Região Sul, fato constatado devido ao investimento, principalmente, do Governo do Estado do Paraná, bem como pelas prefeituras para a incorporação dessa interface tecnológica nas salas de aulas, refletindo gradativamente uma mudança metodológica na construção do saber matemático.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos
PPGECIMA - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LinguagemDigitalEnsinoMatematica.pdf364,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.