Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Ícaro Gil Oliveira de-
dc.date.accessioned2025-04-10T23:00:06Z-
dc.date.available2025-04-10T23:00:06Z-
dc.date.issued2024-10-
dc.identifier.citationJESUS, I. G. O. A relação entre as diferentes formas de vender na construção do turismo do Centro Antigo de Salvador: uma introdução. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DO PPGS/UFS, 5., 2024, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: PPGS/UFS, 2024.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21706-
dc.description.abstractThe mysticism that builds the city of Salvador, with versatility and also resilience of the people, made up over time out of necessity, are now immortalized in works by Jorge Amado and Dorival Caymmi that to this day overflow with fantasy the minds of who question “what is to be a Baiano”. This imaginary is one of the main economic pillars of Salvador, as through tourism the city raises investment to solidify it, in a symbiotic relationship between the mystical and the modern. The objective of this work is to explore and share initial understandings about ongoing master's research at its beginning. The master's research is about the relation between State agencies, upper class commerce agency and street commerce agency in the construction of tourism in the historic center of Salvador, but in this article it is possible to present the work already done: the sociogenetic analysis of the region and the exposure of some conclusions through exploratory and open interviews are examples of it. The conclusion revolves around the importance of street commerce and its constitution as a “Contested Market”.eng
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do V Seminário Nacional de Sociologia do PPGS/UFS - Sociologia e internacionalização: explorando novos horizontes e desafiospt_BR
dc.subjectTurismo de Salvadorpor
dc.subjectSociologia dos mercadospor
dc.subjectUrbanismopor
dc.subjectCultura afro-brasileirapor
dc.subjectSociology of marketseng
dc.subjectUrbanismeng
dc.subjectAfro brazilian cultureeng
dc.titleA relação entre as diferentes formas de vender na construção do turismo do Centro Antigo de Salvador: uma introduçãopt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO misticismo que povoa a cidade de Salvador, sua versatilidade e também sua resiliência, construídos com o passar do tempo por necessidade, agora são imortalizados em obras de Jorge Amado e Dorival Caymmi que até hoje transbordam da fantasia e povoam o imaginário do que é “baiano”. Este imaginário é um dos principais pilares econômicos de Salvador, pois através do turismo a cidade angaria investimento para solidificá-lo, numa relação simbiótica entre o místico e o moderno. O objetivo deste trabalho é explorar e compartilhar entendimentos iniciais sobre uma pesquisa de mestrado em andamento, em seu início. A pesquisa de mestrado é sobre a relação das agências do Estado, comércio de classe alta e o comércio de rua na construção do turismo do centro histórico de Salvador, mas aqui cabe um trabalho já feito sobre a análise sociogenética da região e a exposição de algumas conclusões por entrevistas exploratórias e abertas. A conclusão gira em torno da importância do comércio de rua e sua constituição como “Mercado Contestado”.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:GT 1 - Sociedade e vida econômica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VenderConstrucaoTurismoSalvador.pdf341,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.