Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Driane Anne Silva de-
dc.contributor.authorWartha, Edson José-
dc.date.accessioned2025-05-08T12:45:08Z-
dc.date.available2025-05-08T12:45:08Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTANA, D. A. S.; WARTHA, E. J. Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v.16, n. 36, p. 39-52, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7109. Acesso em: 8 maio 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21925-
dc.description.abstractThis research deals with the methodological development of an instrument for evaluating Critical Thinking competence with high school students. The purpose of this study is to present and discuss the steps used in the process of construction and validation of the instrument through psychometric and semantic analyzes. The instrument was validated in four domains (Percentage of Agreement, Content Validity Index, Coherence and Agreement between participants and Reliability of the Instrument) related to the 20 items that seek to identify the manifestation of Critical Thinking Capabilities.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subjectValidadepor
dc.subjectConfiabilidadepor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectAnálises quantitativaspor
dc.subjectValidityeng
dc.subjectReliabilityeng
dc.subjectCritical thinkingeng
dc.subjectQuantitative analysiseng
dc.titleConstrução e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeConstruction and validation of data collection instrument in science teaching researcheng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata do desenvolvimento metodológico de um instrumento de avaliação de capacidades de Pensamento Crítico com estudantes do Ensino Médio. O objetivo é apresentar e discutir as etapas utilizadas no processo de construção e validação do instrumento por meio de análises psicométricas e semânticas. O instrumento foi validado em quatro domínios (Percentual de Concordância, Índice de Validade de Conteúdo, Coerência e Concordância entre os participantes e Confiabilidade do Instrumento) relacionados aos 20 itens que buscam identificar a manifestação de Capacidades de Pensamento Crítico.pt_BR
dc.description.localBelémpt_BR
Aparece nas coleções:DQI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ColetaDadosEnsinoCiencias.pdf299,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.