Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21925
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Driane Anne Silva de | - |
dc.contributor.author | Wartha, Edson José | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T12:45:08Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T12:45:08Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, D. A. S.; WARTHA, E. J. Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v.16, n. 36, p. 39-52, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7109. Acesso em: 8 maio 2025. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-5125 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21925 | - |
dc.description.abstract | This research deals with the methodological development of an instrument for evaluating Critical Thinking competence with high school students. The purpose of this study is to present and discuss the steps used in the process of construction and validation of the instrument through psychometric and semantic analyzes. The instrument was validated in four domains (Percentage of Agreement, Content Validity Index, Coherence and Agreement between participants and Reliability of the Instrument) related to the 20 items that seek to identify the manifestation of Critical Thinking Capabilities. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Validade | por |
dc.subject | Confiabilidade | por |
dc.subject | Pensamento crítico | por |
dc.subject | Análises quantitativas | por |
dc.subject | Validity | eng |
dc.subject | Reliability | eng |
dc.subject | Critical thinking | eng |
dc.subject | Quantitative analysis | eng |
dc.title | Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction and validation of data collection instrument in science teaching research | eng |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata do desenvolvimento metodológico de um instrumento de avaliação de capacidades de Pensamento Crítico com estudantes do Ensino Médio. O objetivo é apresentar e discutir as etapas utilizadas no processo de construção e validação do instrumento por meio de análises psicométricas e semânticas. O instrumento foi validado em quatro domínios (Percentual de Concordância, Índice de Validade de Conteúdo, Coerência e Concordância entre os participantes e Confiabilidade do Instrumento) relacionados aos 20 itens que buscam identificar a manifestação de Capacidades de Pensamento Crítico. | pt_BR |
dc.description.local | Belém | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DQI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ColetaDadosEnsinoCiencias.pdf | 299,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.