Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21948
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorVieira, Paulo Mateus Silva-
dc.contributor.authorZogaib, Simone Damm-
dc.date.accessioned2025-05-09T12:09:28Z-
dc.date.available2025-05-09T12:09:28Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.citationVIEIRA, P. M. S.; ZOGAIB, S. D. Matemática na formação inicial de pedagogos: narrativas de aprendizagens na monitoria em alfabetização matemática. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 24, n. 2, p. 3-22, ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58088/751375152599. Acesso em: 9 maio 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2237-8707-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21948-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to analyze learning narratives about the monitoring process in the Mathematical Literacy course of the Pedagogy course at the Federal University of Sergipe. The methodological support was the narrative research, from the field diary records of the discipline monitor. Monitoring legislation, childhood studies and mathematics education were the basis for discussions and analysis of learning narratives.The results of the study reiterate the importance of monitoring for the initial training of future teachers, when discussing experiences lived by the monitor and other students, their fears and frustrations, as well as knowledge and new perspectives built over the subject of Mathematical Literacy.eng
dc.description.abstractEl propósito de este artículo es analizar narrativas de aprendizaje sobre el proceso de seguimiento en el curso de Alfabetización Matemática del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe. El soporte metodológico fue la investigación narrativa, a partir de los registros del diario de campo del monitor de la disciplina. El seguimiento de la legislación, los estudios de la infancia y la educación matemática fueron la base para las discusiones y el análisis de las narrativas del aprendizaje. Los resultados del estudio reiteran la importancia del seguimiento para la formación inicial de los futuros docentes, al discutir las experiencias vividas por el monitor y otros estudiantes, sus miedos y frustraciones, así como los conocimientos y nuevas perspectivas construidas sobre la asignatura Alfabetización Matemática.por
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.relation.ispartofTeoria e Prática da Educaçãopt_BR
dc.subjectMonitoriapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectAlfabetização matemáticapor
dc.subjectMonitoringeng
dc.subjectInitial formationeng
dc.subjectMathematical literacyeng
dc.subjectMonitoriaspa
dc.subjectFormación inicialspa
dc.subjectAlfabetización matemáticaspa
dc.titleMatemática na formação inicial de pedagogos: narrativas de aprendizagens na monitoria em alfabetização matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMathematics in the initial education of pedagogues: learning narratives in monitoring in mathematical literacyeng
dc.title.alternativeLas matemáticas en la educación inicial de pedagogas: narrativas de aprendizaje enla monitoria de la alfabetización matemáticaspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é analisar narrativas de aprendizagens a respeito do processo de monitoria na disciplina Alfabetização Matemática do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. Teve como suporte metodológico a pesquisa narrativa, a partir dos registros em diário de campo do monitor da disciplina. A legislação sobre monitoria, os estudos da infância e da educação matemática fundamentaram as discussões e análises das narrativas de aprendizagem. Os resultados do estudo reiteram a importância da monitoria para a formação inicial de futuros professores, ao discutir experiências vivenciadas pelo monitor e demais estudantes, seus medos e suas frustrações, bem como conhecimentos e novas perspectivas construídas ao longo da disciplina Alfabetização Matemática.pt_BR
dc.description.localMaringápt_BR
Aparece en las colecciones: DED - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MatematicaFormacaoInicialPedagogos.pdf140,53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.