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dc.contributor.authorCosta, Emilly Victória do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-05-16T12:02:28Z-
dc.date.available2025-05-16T12:02:28Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Emilly Victória do Nascimento. Elaboração de uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos (paladar, tato e olfato) para o ensino de funções orgânicas. 2024. 81 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22058-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectPaladarpor
dc.subjectOlfatopor
dc.subjectTatopor
dc.subjectOficina temáticapor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectSentidos e sensaçõespor
dc.subjectÓrgãos dos sentidospor
dc.titleElaboração de uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos (paladar, tato e olfato) para o ensino de funções orgânicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Moacir dos Santos-
dc.description.resumoA Química dos sentidos, envolvendo olfato, paladar e tato, como tema estruturante, está alinhada às diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no que se refere à contextualização e interdisciplinaridade, por tratar de um assunto presente no cotidiano dos alunos. A abordagem desse tema é feita por meio de métodos contextualizados e interdisciplinares, utilizando uma dinâmica e discussões, com o objetivo de estimular o interesse pela disciplina de Química e facilitar o processo de aprendizagem. Este estudo buscou responder à seguinte questão: De que maneira os alunos ingressantes do curso de Química-Licenciatura conseguem compreender e relacionar os sentidos humanos ao estudo das funções orgânicas? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi, portanto, desenvolver uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos e sensações, passando por auxiliar no ensino dos conteúdos de funções orgânicas nas aulas de Química, promovendo uma abordagem mais interativa e contextualizada. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma oficina temática com 20 estudantes ingressantes do primeiro período (calouros) do curso de química-licenciatura, localizada em um município da região agreste de Sergipe. Os resultados da oficina foram analisados em três etapas: análise dos questionários inicial e final e impressões gerais sobre a aplicação da oficina. A análise dos resultados demonstrou que embora alguns alunos tenham enfrentado dificuldades em identificar certos materiais e conceitos inicialmente, a interação prática e sensorial proporcionou uma maior compreensão e envolvimento com o conteúdo. A maioria dos alunos envolve o paladar e o olfato como sentidos fortemente relacionados à química, enquanto o tato foi destacado por 20% como essencial para a compreensão de texturas e materiais. Ao discutir sobre os sentidos e suas relações com a química foi enriquecedora, apontando a importância de metodologias que integram múltiplos sentidos no processo de ensino-aprendizagem. A maioria dos alunos (90%) gostou da experiência de explorar os materiais na ausência da visão, apesar de muitos ficarem ansiosos e com “medo”.pt_BR
dc.publisher.departmentDQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
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