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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22058
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Emilly Victória do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-16T12:02:28Z | - |
dc.date.available | 2025-05-16T12:02:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Emilly Victória do Nascimento. Elaboração de uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos (paladar, tato e olfato) para o ensino de funções orgânicas. 2024. 81 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22058 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Paladar | por |
dc.subject | Olfato | por |
dc.subject | Tato | por |
dc.subject | Oficina temática | por |
dc.subject | Contextualização | por |
dc.subject | Sentidos e sensações | por |
dc.subject | Órgãos dos sentidos | por |
dc.title | Elaboração de uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos (paladar, tato e olfato) para o ensino de funções orgânicas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Moacir dos Santos | - |
dc.description.resumo | A Química dos sentidos, envolvendo olfato, paladar e tato, como tema estruturante, está alinhada às diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no que se refere à contextualização e interdisciplinaridade, por tratar de um assunto presente no cotidiano dos alunos. A abordagem desse tema é feita por meio de métodos contextualizados e interdisciplinares, utilizando uma dinâmica e discussões, com o objetivo de estimular o interesse pela disciplina de Química e facilitar o processo de aprendizagem. Este estudo buscou responder à seguinte questão: De que maneira os alunos ingressantes do curso de Química-Licenciatura conseguem compreender e relacionar os sentidos humanos ao estudo das funções orgânicas? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi, portanto, desenvolver uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos e sensações, passando por auxiliar no ensino dos conteúdos de funções orgânicas nas aulas de Química, promovendo uma abordagem mais interativa e contextualizada. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma oficina temática com 20 estudantes ingressantes do primeiro período (calouros) do curso de química-licenciatura, localizada em um município da região agreste de Sergipe. Os resultados da oficina foram analisados em três etapas: análise dos questionários inicial e final e impressões gerais sobre a aplicação da oficina. A análise dos resultados demonstrou que embora alguns alunos tenham enfrentado dificuldades em identificar certos materiais e conceitos inicialmente, a interação prática e sensorial proporcionou uma maior compreensão e envolvimento com o conteúdo. A maioria dos alunos envolve o paladar e o olfato como sentidos fortemente relacionados à química, enquanto o tato foi destacado por 20% como essencial para a compreensão de texturas e materiais. Ao discutir sobre os sentidos e suas relações com a química foi enriquecedora, apontando a importância de metodologias que integram múltiplos sentidos no processo de ensino-aprendizagem. A maioria dos alunos (90%) gostou da experiência de explorar os materiais na ausência da visão, apesar de muitos ficarem ansiosos e com “medo”. | pt_BR |
dc.publisher.department | DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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