Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22058
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Elaboração de uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos (paladar, tato e olfato) para o ensino de funções orgânicas |
Autor(es): | Costa, Emilly Victória do Nascimento |
Data do documento: | 22-Out-2024 |
Orientador: | Andrade, Moacir dos Santos |
Resumo: | A Química dos sentidos, envolvendo olfato, paladar e tato, como tema estruturante, está alinhada às diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no que se refere à contextualização e interdisciplinaridade, por tratar de um assunto presente no cotidiano dos alunos. A abordagem desse tema é feita por meio de métodos contextualizados e interdisciplinares, utilizando uma dinâmica e discussões, com o objetivo de estimular o interesse pela disciplina de Química e facilitar o processo de aprendizagem. Este estudo buscou responder à seguinte questão: De que maneira os alunos ingressantes do curso de Química-Licenciatura conseguem compreender e relacionar os sentidos humanos ao estudo das funções orgânicas? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi, portanto, desenvolver uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos e sensações, passando por auxiliar no ensino dos conteúdos de funções orgânicas nas aulas de Química, promovendo uma abordagem mais interativa e contextualizada. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma oficina temática com 20 estudantes ingressantes do primeiro período (calouros) do curso de química-licenciatura, localizada em um município da região agreste de Sergipe. Os resultados da oficina foram analisados em três etapas: análise dos questionários inicial e final e impressões gerais sobre a aplicação da oficina. A análise dos resultados demonstrou que embora alguns alunos tenham enfrentado dificuldades em identificar certos materiais e conceitos inicialmente, a interação prática e sensorial proporcionou uma maior compreensão e envolvimento com o conteúdo. A maioria dos alunos envolve o paladar e o olfato como sentidos fortemente relacionados à química, enquanto o tato foi destacado por 20% como essencial para a compreensão de texturas e materiais. Ao discutir sobre os sentidos e suas relações com a química foi enriquecedora, apontando a importância de metodologias que integram múltiplos sentidos no processo de ensino-aprendizagem. A maioria dos alunos (90%) gostou da experiência de explorar os materiais na ausência da visão, apesar de muitos ficarem ansiosos e com “medo”. |
Palavras-chave: | Paladar Olfato Tato Oficina temática Contextualização Sentidos e sensações Órgãos dos sentidos |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial |
Citação: | COSTA, Emilly Victória do Nascimento. Elaboração de uma estratégia pedagógica baseada na exploração dos sentidos (paladar, tato e olfato) para o ensino de funções orgânicas. 2024. 81 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22058 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Emilly_Victoria_Nascimento_Costa.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.