Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22065
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Poluição hídrica por elementos-traço : ensino da tabela periódica por meio de uma sequência didática |
Autor(es): | Nascimento, Roseane Santos |
Data do documento: | 22-Out-2024 |
Orientador: | Fraga, Luciano Evangelista |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender as concepções dos alunos sobre a poluição hídrica por elementos-traço, relacionando ao conteúdo químico de Tabela Periódica, assim como promover uma reflexão a respeito da preservação dos recursos hídricos. Para essa finalidade elaborou-se e aplicou-se a Sequência Didática (SD), intitulada, “Desvendando a poluição dos recursos hídricos por elementos-traço: Uma trajetória de compreensão e conscientização”, a qual foi desenvolvida em um período de três semanas, totalizando seis aulas de cinquenta minutos. A pesquisa foi desenvolvida para 16 alunos da primeira série do Ensino Médio em colégio da rede pública de ensino do Estado de Sergipe. A princípio 15 alunos apresentaram concepções de origem sensorial acerca das fontes de poluição dos recursos hídricos, sendo que ao final da aplicação da Sequência Didática, observou-se uma mudança de concepção, uma vez que esses alunos apresentaram outras fontes de poluição, mas alguns participantes tiveram dificuldade de modificar suas concepções inicias. Foi possível notar também que 12 alunos apresentaram respostas de caráter reflexivos, promovendo reflexões socioambientais, assim como a preservação dos recursos hídricos. No entanto para estabelecer uma associação entre a temática e o conteúdo químico, notou-se que alguns alunos apresentaram dificuldade. |
Abstract: | This research presents a qualitative approach aimed at understanding students’ perceptions of water pollution caused by trace elements, relating it to the chemical content of the Periodic Table, and encouraging reflection on the preservation of water resources. For this purpose, a Didactic Sequence (DS) titled “Unveiling Water Pollution by Trace Elements: A Path to Understanding and Awareness” was designed and implemented over three weeks, comprising six 50-minute lessons. The study involved 16 first-year high school students from a public school in the state of Sergipe. Initially, 15 students expressed sensory-based conceptions about the sources of water pollution. By the end of the Didactic Sequence, a shift in perception was observed, as these students identified additional pollution sources. However, some participants found it challenging to change their initial views. Additionally, 12 students provided reflective responses, fostering socio-environmental reflections and discussions on the preservation of water resources. However, establishing a connection between the topic and chemical content proved difficult for some students. |
Palavras-chave: | Ensino de química Sequência didática Tabela periódica Teaching of Chemistry Didactic sequence Periodic table |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial |
Citação: | NASCIMENTO, Roseane Santos. Poluição hídrica por elementos-traço: ensino da tabela periódica por meio de uma sequência didática. 2024. 93 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22065 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roseane_Santos_Nascimento.pdf | 4,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.