Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22130
Tipo de Documento: Artigo
Título: Ensino híbrido na escola e no manguezal: modelo de rotação por estações para estudo dos impactos socioambientais nos manguezais em Aracaju-SE
Título(s) alternativo(s): Hybrid education at school and into manguezal: rotation model by seasons to study socio-environmental impacts on manguezais in Aracaju-SE
Enseñanza híbrida en la escuela y en el manglar: modelo de rotación estacional para el estudio de impactos socioambientales en los manglares de Aracaju-Se
Autor(es): Lima, Silvia Nascimento Gois
Santos, Sindiany Suelen Caduda dos
Silva, Maria do Socorro Ferreira da
Data do documento: 2021
Resumo: A aplicação de estratégias metodológicas inovadoras, em sala de aula, é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem referente à Educação Ambiental (EA) para a análise de degradação dos ecossistemas, a exemplo dos manguezais. O artigo visa analisar como o Modelo de Rotação por Estações estimula a autonomia e o protagonismo estudantil, no âmbito da EA crítica, a partir do estudo dos impactos socioambientais nos manguezais de Aracaju-Se. Dessa forma, a pesquisa, de abordagem qualitativa, foi estruturada nas seguintes etapas pedagógicas: roda de conversa, Brainstorminge Modelo de Rotação por Estações. Durante as atividades, os alunos dialogaram sobre a temática, responderam à questão norteadora e desenvolveram as propostas contidas nas estações. Os resultados demonstram a relevância de práticas pedagógicas híbridas na formação de sujeitos críticos e reflexivos. A articulação desses elementos pode auxiliar na construção de um novo modelo de racionalidade socioambiental, voltado para a conservação dos manguezais.
Abstract: The application of innovative methodological strategies, in the classroom, is fundamental to the teaching and learning processrelated to Environmental Education (EA) on the analysis of ecosystem degradation, such as mangroves. The article aims to analyze how the Rotation by Seasons Model stimulates student autonomy and protagonism, within the scope of critical EA, from the studyof socioenvironmental impacts in the mangroves of Aracaju-Se. Thus, the research, with a qualitative approach, was structured in the following pedagogical steps: conversation circle, Brainstorming and Rotation Model by Seasons. During the activities, the students talked about the theme, answered the guiding question and developed the proposals contained in the stations. The results demonstrate the relevance of hybrid pedagogical practices in the formation of critical and reflective subjects. The articulation of these elements can assist in the construction of a new model of socio-environmental rationality, aimed at the conservation of mangroves.
La aplicación de estrategias metodológicas innovadoras en el aula es fundamental para el proceso de enseñanza y aprendizaje relacionado con la Educación Ambiental (EA) para el análisis de la degradación de ecosistemas, como los manglares. El artículo tiene como objetivo analizar cómo el Modelo de Rotación por Temporadas estimula la autonomía y el protagonismo de los estudiantes, en el ámbito de la EA crítica, a partir del estudio de los impactos socioambientales en los manglares de Aracaju-Se. Así, la investigación, con un enfoque cualitativo, se estructuró en los siguientes pasos pedagógicos: círculo de conversación, lluvia de ideas y modelo de rotación por temporadas. Durante las actividades, los estudiantes hablaron sobre el tema, respondieron la pregunta orientadora y desarrollaron las propuestas contenidas en las estaciones. Los resultados demuestran la relevancia de las prácticas pedagógicas híbridas en la formación de sujetos críticos y reflexivos. La articulación de estos elementos puede ayudar en la construcción de un nuevo modelo de racionalidad socioambiental, orientado a la conservación de los manglares.
Palavras-chave: Autonomia
Metodologias ativas
Protagonismo estudantil
Autonomy
Active methodologies
Student leadership
Autonomía
Metodologías activas
Protagonismo estudiantil
ISSN: 2359-4993
Parte de : Revista Sergipana de Educação Ambiental
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Citação: LIMA, S. N. G.; SANTOS, S. S. C.; SILVA, M. S. F. Ensino híbrido na escola e no manguezal: modelo de rotação por estações para estudo dos impactos socioambientais nos manguezais em Aracaju-SE. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 8, n. especial, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15607/11789. Acesso em: 19 maio 2025
Licença: Creative Commons Atribuição Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22130
Aparece nas coleções:DBI - Artigos de periódicos
DGE - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoHibridoEscolaManguezal315,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.