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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Consciência Fonológica, cantigas de roda na alfabetização, anos iniciais educação básica: leitura/ escrita
Autor(es): Paiva, Sheila Fabiana de Souza Oliveira
Data do documento: 27-Mar-2024
Orientador: Morengo, Sandro Marcio Drumond Alves
Resumo: Ancorada no âmbito da Linguagem, mais especificamente no componente curricular de Língua Portuguesa, esta pesquisa visa investigar as manifestações de aprendizado na Alfabetização, séries iniciais da educação básica, em turmas das escolas públicas do povoado de Mirorós, em Ibipeba (BA). O foco recai sobre as habilidades metalinguísticas relacionadas ao aprendizado inicial da leitura, por meio de cantigas tradicionais de roda. Cujo objetivo é explorar a aquisição da escrita e da leitura, especificamente examinando a relação desses processos com a consciência fonológica dos alunos no ciclo da alfabetização. As atividades foram elaboradas como propostas didáticas, de modo a fornecer instruções detalhadas para o desenvolvimento da consciência fonológica. Contidas, por sua vez, em um manual desenvolvido sob coleção de atividades alinhando a disciplina supracitada às cantigas de roda. Elas foram produzidas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando os campos de conhecimento e as habilidades de acordo a cada atividade proposta. Por fim, buscam-se incentivar os professores das séries iniciais, do Ensino Fundamental, a incorporar em suas aulas atividades orais baseadas em cantigas juntamente com jogos fonológicos, poesias, rimas, aliterações, parlendas, trava- línguas e histórias rimadas.
Abstract: Anchored in the scope of Language, more specifically in the Portuguese Language curricular component, this research aims to investigate the manifestations of learning in Literacy, initial grades of basic education, in public school classes in the town of Mirorós, in Ibipeba (BA). The focus is on metalinguistic skills related to the initial learning to read, through traditional nursery rhymes. The objective of which is to explore the acquisition of writing and reading, specifically examining the relationship between these processes and the phonological awareness of students in the literacy cycle. The activities were designed as didactic proposals, in order to provide detailed instructions for the development of phonological awareness. Contained, in turn, in a manual developed as a collection of activities aligning the aforementioned discipline with nursery rhymes. They were produced in accordance with the National Common Curricular Base (BNCC), using the fields of knowledge and skills according to each proposed activity. Finally, we seek to encourage teachers in the initial grades of Elementary School to incorporate oral activities based on songs into their classes along with phonological games, poetry, rhymes, alliteration, rhymes, tongue twisters and rhyming stories.
Palavras-chave: Consciência fonológica
Cantigas de roda
Alfabetização
Leitura
Escrita
Phonological awareness
Nursery rhymes
Literacy
Reading
Writing
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: PAIVA, Sheila Fabiana de Souza Oliveira. Consciência Fonológica, cantigas de roda na alfabetização, anos iniciais educação básica: leitura/ escrita. 2024. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22174
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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