Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Isabella Indiara Novaes da-
dc.date.accessioned2025-05-27T11:46:16Z-
dc.date.available2025-05-27T11:46:16Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.identifier.citationRocha, Isabella Indiara Novaes da. A temática saúde na formação docente do curso de Ciências Biológicas licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22195-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectTransversalidade da saúdepor
dc.subjectSaúde públicapor
dc.subjectSaúde coletivapor
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectPromoção da saúde escolarpor
dc.titleA temática saúde na formação docente do curso de Ciências Biológicas licenciatura da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Isabela Santos Correia-
dc.description.resumoA Educação em Saúde fortalece o papel das escolas como promotoras de hábitos saudáveis. Assim, entende-se que professores, como educadores em saúde, têm o potencial de influenciar positivamente a saúde e o bem-estar de suas comunidades. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar a temática saúde na formação de professores do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, combinou análise documental e análise de entrevistas com docentes, para identificar como a saúde é abordada ao longo da evolução do curso e identificar as possíveis contribuições e lacunas do componente “educação em saúde” na formação docente. Os resultados evidenciaram que, embora a saúde seja contemplada em diversos componentes curriculares, predomina uma abordagem biomédica, com pouca ênfase nos determinantes sociais e políticos da saúde. O componente "educação em saúde", por sua vez, surge como uma tentativa de superar essa visão reducionista, no entanto, desafios como a carga horária insuficiente, a falta de menção explícita à Educação Popular em Saúde, e, a necessidade de maior integração com outros componentes curriculares, podem limitar seu potencial formativo. Concluímos que, embora a inserção do componente represente um avanço, são necessárias reformulações para que sua presença na formação docente em Ciências Biológicas possa, potencialmente, auxiliar no atendimento das demandas contemporâneas de promoção da saúde no ambiente escolar, juntamente com os demais setores envolvidos.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Leonardo Ferreira de-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabella_Indiara_Novaes_Rocha.pdf785,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.