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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rocha, Isabella Indiara Novaes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T11:46:16Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T11:46:16Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
dc.identifier.citation | Rocha, Isabella Indiara Novaes da. A temática saúde na formação docente do curso de Ciências Biológicas licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22195 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Educação em saúde | por |
dc.subject | Transversalidade da saúde | por |
dc.subject | Saúde pública | por |
dc.subject | Saúde coletiva | por |
dc.subject | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Licenciatura | por |
dc.subject | Promoção da saúde escolar | por |
dc.title | A temática saúde na formação docente do curso de Ciências Biológicas licenciatura da Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rosa, Isabela Santos Correia | - |
dc.description.resumo | A Educação em Saúde fortalece o papel das escolas como promotoras de hábitos saudáveis. Assim, entende-se que professores, como educadores em saúde, têm o potencial de influenciar positivamente a saúde e o bem-estar de suas comunidades. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar a temática saúde na formação de professores do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, combinou análise documental e análise de entrevistas com docentes, para identificar como a saúde é abordada ao longo da evolução do curso e identificar as possíveis contribuições e lacunas do componente “educação em saúde” na formação docente. Os resultados evidenciaram que, embora a saúde seja contemplada em diversos componentes curriculares, predomina uma abordagem biomédica, com pouca ênfase nos determinantes sociais e políticos da saúde. O componente "educação em saúde", por sua vez, surge como uma tentativa de superar essa visão reducionista, no entanto, desafios como a carga horária insuficiente, a falta de menção explícita à Educação Popular em Saúde, e, a necessidade de maior integração com outros componentes curriculares, podem limitar seu potencial formativo. Concluímos que, embora a inserção do componente represente um avanço, são necessárias reformulações para que sua presença na formação docente em Ciências Biológicas possa, potencialmente, auxiliar no atendimento das demandas contemporâneas de promoção da saúde no ambiente escolar, juntamente com os demais setores envolvidos. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Almeida, Leonardo Ferreira de | - |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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