Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22235
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | (Caderno) Contos sociais: uma proposta de leitura e escrita criativa para os alunos do 8º/9º da EJA |
Autor(es): | Zanini, Leonete Alves da Silva |
Data do documento: | 2025 |
Orientador: | Andrade, Alexandre de Melo |
Resumo: | Apresento-lhe este Caderno Pedagógico, produto educacional, que foi motivado a partir de reflexões sobre a precariedade da leitura e produção textual dos alunos da EJA, desenvolvido ao longo de dois anos de estudos, diagnósticos e leituras realizadas durante o curso de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - visando alinhar a teoria à prática docente. É sabido que nós, professores de Língua Portuguesa, enfrentamos diversos desafios ao abordar a leitura de textos literários e a produção textual em sala de aula. Muitos estudantes demonstram desinteresse pela leitura, frequentemente influenciados pelo distanciamento entre o universo literário e suas experiências cotidianas, bem como pela falta de hábito de ler fora do ambiente escolar. Além disso, os textos literários, muitas vezes carregados de linguagem complexa e referências culturais específicas, podem parecer inacessíveis para os alunos. Nessa perspectiva, foi escolhido trabalhar o gênero conto, mais especificamente textos com temáticas sociais como: desigualdade social, preconceito, miséria, vulnerabilidade, assuntos muitas vezes presentes no cotidiano do aluno. Nesse contexto, foi proposta a produção textual através de narrativas, visando estimular a criatividade e o protagonismo na construção do conhecimento. Destarte, cabe ao professor equilibrar essas demandas, promovendo práticas pedagógicas que conectem os textos ao repertório dos alunos, incentivem a reflexão e estimulem o prazer pela leitura e pela escrita. Como afirma Candido (2004), “a literatura é força humanizadora". Portanto, os textos literários podem contribuire proporcionar o desempenho das competências leitora e escritora dos alunos de maneira prazerosa e enriquecedora. Neste material você encontrará uma sequência de atividades de prática de leitura e escrita com o propósito de promover o letramento literário dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos mediante a leitura de contos socias e produção de narrativas. A sequência didática, Contos Sociais: uma proposta de leitura е escrita criativa para os alunos do 8°%9° ano da EJA, apresentada neste CP contempla quatro módulos de atividades essenciais para aprimorar as competências leitora e escritora dos nossos alunoseo envolvimento deles na prática discursiva. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Contos Escrita - estudo e ensino Letramento - aspectos sociais Educação de jovens e adultos (EJA) Leitura literária |
Parte de : | Contos sociais: uma proposta de leitura e escrita criativa para os alunos do 8º/9º da EJA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22235 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEONETE_ALVES_SILVA_ZANINI-Caderno.pdf | 28,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.