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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22309
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Letramento e prática político-cidadã: leitura da Constituição em miúdos I no ensino fundamental |
Autor(es): | Alves, Cleciane Santos |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Orientador: | Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza |
Resumo: | No contexto de ensino da leitura, com vistas às práticas discursivas de letramento e a partir da abordagem crítico-social de textos, é crucial compreender que variar as estratégias pedagógicas é essencial para promover o engajamento dos alunos. Este trabalho, intitulado “Letramento e Prática Político-Cidadã: Leitura da Constituição em Miúdos I no Ensino Fundamental", foi motivado pela percepção de que as aulas de leitura têm sido pouco significativas para os estudantes, conforme preconiza Antunes(2023). Em resposta a essa necessidade, a referida pesquisa-ação utiliza a Constituição em Miúdos I como ferramenta para promover o letramento crítico-social dos alunos, tendo em vista a formação dos jovens como agentes de mudança no seu território. Dessa maneira, ela esteve concentrada na utilização do texto "Constituição em Miúdos I", um livro da “Coleção em Miúdos”, lançado no ano de 2015, que apresenta a Constituição Federal em formato de narrativa. Reconhecendo a importância de incorporar recursos como obras adaptadas, vídeos, podcasts e materiais interativos para enriquecer o ambiente de aprendizagem em sala de aula, a proposta explorou o conteúdo da Constituição Federal Brasileira de forma didática, clara e objetiva, utilizando uma linguagem acessível. Como base teórica para mencionar a formação de agentes transformadores, abordou-se Santos (2018) e Cosson (2011); ao fazer referência aos estudos sobre letramento e multiletramentos utilizou-se Kleiman (1995), Rojo (2009), Soares (2002), Street (2014), Fairclough (2008) e Cosson (2011); já as atividades de leitura foram discutidas à luz de Freire (1989), Zilberman (2001), Lerner (2002) e Antunes (2003) e para abordar o texto “Constituição em Miúdos I” como gênero da linguagem, recorreu-se a Bakhtin (2016), Miller (2009) e Oliveira e Paiva (2018) como fundamentação conceitual. Baseado nos princípios metodológicos da pesquisaação de Bortoni-Ricardo (2008), David Tripp (2005) e Thiollent (2009), o presente trabalho foi aplicado em uma turma do 9º ano do Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes, localizado em Lagarto/SE. O caminho metodológico de intervenção deu-se pela aplicação do Módulo Didático Cidadania em ação: da obra Constituição em Miúdos I à prática político-cidadã, que deu origem a um caderno pedagógico. A implementação da proposta pedagógica, com ênfase no letramento crítico e na prática político-cidadã, gerou resultados significativos e perspectivas promissoras. Esses resultados contribuíram para o fortalecimento do engajamento crítico dos jovens, estimulando-os a intervir na realidade e a exercer sua cidadania. |
Abstract: | In the context of teaching reading with a view to discursive literacy practices based on a criticalsocial approach to texts, it is crucial to understand that varying pedagogical strategies is essential to promote student engagement. This work, entitled “Literacy and Political-Citizen Practice: Reading the Constitution in Kids I in Elementary School”, was motivated by the perception that reading classes have been of little significance to students, as Antunes prescribes. In response to this need, the aforementioned action research uses legal text as a tool to promote students' critical-social literacy, with a view to training young people as agents of change in their territory. In this way, she was focused on using the legal text “Constituição em Miúdos I”, a book from the “Coleção em Miúdos”, released in 2015, which presents the Federal Constitution in narrative format. Recognizing the importance of incorporating resources such as adapted works, videos, podcasts and interactive materials to enrich the learning environment in the classroom, the proposal explored the content of the Brazilian Federal Constitution in a didactic, clear and objective way, using accessible language. As a theoretical basis for mentioning the formation of transformative agents, Santos (2018) and Cosson (2011) were addressed; when referring to studies on literacy and multiliteracies, Kleiman (1995), Rojo (2009), Soares (2002), Street (2014), Fairclough (2008) and Cosson (2011) were used; Reading activities were discussed in the light of Freire (1989), Zilberman (2001), Lerner (2002) and Antunes (2003) and to approach the legal text as a language genre, Bakhtin was used (2016), Miller (2009) and Oliveira e Paiva (2018) as conceptual foundation. Based on the methodological principles of action research by Bortoni-Ricardo (2008), David Tripp (2005) and Thiollent (2009), this work was applied to a 9th year class at Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes, located in Lagarto/ SE. The methodological path of intervention was through the application of the Didactic Module Citizenship in action: from the work Constitution in Kids I to political-citizen practice, which gave rise to a pedagogical notebook. The implementation of the pedagogical proposal, with an emphasis on critical literacy and political-citizen practice, generated significant results and promising perspectives. These results contributed to strengthening the critical engagement of young people, encouraging them to intervene in reality and exercise their citizenship. |
Palavras-chave: | Letramento – aspectos sociais Leitura Ensino fundamental Direito constitucional Brasil Literatura infanto juvenil Prática político-cidadã Constituição em Miúdos I Literacy Political-citizen practice Reading Elementary education |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | ALVES, Cleciane Santos. Letramento e prática político-cidadã: leitura da Constituição em miúdos I no ensino fundamental. 2025. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22309 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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