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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFerreira, Eliene Santos de Santana-
dc.date.accessioned2025-06-04T12:56:59Z-
dc.date.available2025-06-04T12:56:59Z-
dc.date.issued2025-01-30-
dc.identifier.citationFerreira, Eliene Santos de Santana. Jogos didáticos para pessoas com deficiência visual : uma revisão sobre esta ferramenta educativa no ensino de ciências. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22352-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEscolas inclusivaspor
dc.subjectEnsino de ciênciapor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectJogos didáticospor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.titleJogos didáticos para pessoas com deficiência visual : uma revisão sobre esta ferramenta educativa no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Yzila Liziane Farias Maia de-
dc.description.resumoO estudo de Ciências e Biologia, em diversas vezes pode apresentar desafios aos alunos, seja pelas dificuldades em compreensão de termos ou pela quantidade exacerbada de novas informações, dessa forma, os professores buscam constantemente métodos inovadores que engajem os alunos e facilitem a assimilação de conceitos complexos. Somado a isso, levando em consideração os alunos com deficiências visual, os jogos didáticos emergem como uma ferramenta promissora nesse contexto, oferecendo uma experiência de aprendizagem lúdica e interativa, já que através dessa ferramenta pode-se fazer materiais didáticos adicionais complementando a aprendizagem e utilizando os demais órgãos do sentido como tato e audição. Com intuito de avaliar se a utilização dos mesmos estão realmente surtindo efeito, foi realizada uma Revisão nas plataformas: Science, BDTD (Banco de Teses e Dissertações), Google Acadêmico e Periódico Capes, no intuito de analisar se as publicações as quais envolvem jogos didáticos no ensino de ciências e biologia nos últimos seis anos (2019-2024), teve eficácia no aprendizado dos alunos no ensino básico. Para análise de dados, será realizada a partir de três etapas: 1) a pré-análise; 2) a exploração do material; 3) o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação através da plataforma Excel.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

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