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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22355
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Representatividade das classes de vertebrados nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Santos, Josefa Beatriz Santana dos |
Data do documento: | 18-Out-2024 |
Orientador: | Bocchiglieri, Adriana |
Resumo: | A Zoologia é a área da Biologia dedicada ao estudo dos animais, abordando a diversidade e os processos essenciais para sua sobrevivência. Na Educação Básica, o livro didático (LD) é o recurso mais utilizado e, muitas vezes, o único disponível. Assim, este trabalho buscou avaliar a representatividade das classes de vertebrados nos LDs de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa e análise de conteúdo. O levantamento dos dados focou nos LDs do 7º ano do Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2024, especificamente no capítulo de Biodiversidade. A análise textual foi realizada por meio do programa Iramuteq, que identifica a frequência dos termos presentes no corpus textual e gera uma nuvem de palavras para visualização das classes mais recorrentes. Além disso, foi feita uma análise de similitude para identificar as conexões entre as palavras. Por fim, a pesquisa incluiu uma investigação sobre os LDs analisados, avaliando as suas abordagens sobre os grupos de vertebrados e apresentando os resultados em um dendrograma destacando-se as similaridades temáticas. Desta forma, a nuvem de palavras demonstrou destaque para mamíferos e aves indicando, portanto, que foram as classes de vertebrados mais representativas nos LDs. As classes dos peixes, anfíbios e répteis foram menos mencionadas, apesar de sua importância ecológica. O resultado obtido na análise dos LDs também evidenciou uma maior utilização de espécies nativas da fauna brasileira em comparação às exóticas. A análise de similitude indicou que os livros utilizam informações e espécies/grupos biológicos muito similares na caracterização do conteúdo didático. Algumas obras apresentaram maiores similaridades em seus conteúdos relacionados aos vertebrados. Este estudo destaca que a abordagem desses materiais didáticos é influenciada por uma visão antropocêntrica, onde animais mais "carismáticos" e próximos ao ser humano são representados mais frequentemente enquanto grupos menos “populares”, como serpentes e anuros, são sub-representados. Portanto, espera-se que este trabalho contribua para a produção e seleção de livros didáticos com conteúdos mais amplos, em relação à representatividade das classes de vertebrados, e com isso, promova uma compreensão mais abrangente da Biodiversidade. |
Palavras-chave: | Ciências biológicas Ensino superior (UFS) Diversidade biológica Ensino fundamental Fauna Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Vertebrados Livros didáticos Zoologia |
área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Santos, Josefa Beatriz Santana dos. Representatividade das classes de vertebrados nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22355 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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