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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMachado, Maria Rebeca Santos-
dc.date.accessioned2025-06-04T13:05:31Z-
dc.date.available2025-06-04T13:05:31Z-
dc.date.issued2025-04-25-
dc.identifier.citationMachado, Maria Rebeca Santos. O papel das tecnologias digitais para o aprofundamento dos conteúdos de Biologia junto aos estudantes do ensino médio. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22357-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleO papel das tecnologias digitais para o aprofundamento dos conteúdos de Biologia junto aos estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sindiany Suelen Caduda dos-
dc.description.resumoO uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem impactado profundamente o cenário educacional, especialmente em áreas cujo os conteúdos são considerados abstratos, como é o caso do ensino de Biologia. Nesse sentido, o uso de TDICs podem facilitar a compreensão de conceitos complexos além de engajar os estudantes por meio de recursos interativos, como simulações, vídeos e plataformas educacionais. Este estudo objetiva avaliar as concepções de estudantes do Ensino Médio, sobre a utilização de tecnologias digitais, para aprofundar os conteúdos de Biologia, do 2º ano, em um Centro de Excelência de Aracaju. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe com o parecer de número 86413925.0.0000.5546, foi realizada com 40 estudantes do 3º ano de um Centro de Excelência. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário misto junto aos estudantes. Na sequência foram organizados em planilhas do Excel, codificados e categorizados de forma analítica, nas categorias de análise: Formas de uso das TDICs para os estudos; Plataformas digitais e o uso da Inteligência Artificial nos estudos de Biologia; Eficiência do uso das plataformas digitais no aprendizado; Plataformas Digitais para estudos dos conteúdos de Biologia no 2° Ano no Ensino Médio; e Recursos digitais utilizados para o ensino de Biologia: o que os estudantes pensam?. Os resultados mostram que plataformas como YouTube, Google, assistentes de Inteligência Artificial, redes sociais e aplicativos educacionais são amplamente utilizadas para aprofundar conteúdos vistos em sala de aula, especialmente conteúdos como Moluscos, Artrópodes, Anelídeos, Protozoários, Cnidários, Reino Fungi e Sistemas das Plantas. Os vídeos explicativos destacam-se como o formato preferido por sua abordagem visual e interativa. Embora as TDICs favoreçam a autonomia e a participação, a pesquisa ressalta a importância da mediação docente para garantir o uso crítico e significativo desses recursos. Acredita-se que a integração planejada das tecnologias ao currículo pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.publisher.initialsEnsino superior (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

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