Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Carlos Guilherme Alves dos-
dc.date.accessioned2025-06-04T13:23:05Z-
dc.date.available2025-06-04T13:23:05Z-
dc.date.issued2025-04-23-
dc.identifier.citationSantos, Carlos Guilherme Alves dos. Proposta de uma sequência didática para conscientizar : desmistificando animais não carismáticos no ensino básico.São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22361-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectAnimais (Não carismáticos)por
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectFaunapor
dc.titleProposta de uma sequência didática para conscientizar : desmistificando animais não carismáticos no ensino básicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel Júnior, Clívio-
dc.description.resumoA fauna brasileira é diversa, com muitos animais que são apreciados pelas pessoas, porém existe uma parcela desses animais que são marginalizados e atribuídos a percepções negativas, essa parcela de animais é chamada de fauna “não carismática”. O presente trabalho é uma pesquisa interventiva com proposição de material didático que tem como produto final uma sequência didática que busca desmistificar a fauna não carismática no ensino básico. A sequência didática foi construída tendo como pilar principal as tipologias de conteúdos (CPA) descritas por Antoni Zabala, sendo eles os conteúdos Conceitual, Procedimental e Atitudinal, buscando uma educação mais integral dentro da proposta temática. Através desse trabalho foi possível prover um material que contribui para praticas educativas no ensino básico, além de evidenciar uma temática pouco explorada atualmente. Além disso, a sequência didática resultou em uma série de atividades que busca equilibrar as tipologias de conteúdos, desenvolvendo não só habilidades conceituais, mas procedimentais e atitudinais.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos_Guilherme_Alves_Santos.pdf488,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.