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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22426
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Raízes e fios da ancestradalidade da comunidade quilombola de São Pedro/Monte Santo/BA |
Autor(es): | Cardoso, Janaína Sabina |
Data do documento: | Dez-2024 |
Orientador: | Santos, Jeane de Cassia Nascimento |
Resumo: | O presente Caderno Pedagógico tem como principal objetivo apresentar metodologias que proporcionem uma abordagem crítica e reflexiva sobre a literatura afro-brasileira, enfatizando sua importância como instrumento de luta, fomento a identidades e resistências. Ao trazer a literatura afrobrasileira para nossas aulas, estamos oferecendo aos discentes um contato com vozes e experiências de pretos e pretas que foram marginalizados pelos que narraram suas histórias. Ao explorar Chimamanda e Cristiane Sobral, estamos enriquecendo a formação humana dos nossos alunos e promovendo uma educação de fato inclusiva e atenta às questões raciais. Nesse processo, a leitura exerce um papel fundamental. Para Isabel Solé (1987), a leitura é um processo de construção de significados em que o leitor é convidado a refletir sobre o texto e o mundo ao seu redor. Solé enfatiza que a leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da compreensão profunda da realidade social. No contexto da literatura afrobrasileira, ela se torna ainda mais relevante, pois proporciona uma vivência das realidades sociais, culturais e históricas dos povos negros, muitas vezes ausentes nos livros didáticos tradicionais. No mesmo sentido, a autora Teresa Colomér (2007) defende que os textos literários têm o poder de transformar a percepção do leitor, ajudando-o a questionar preconceitos e a desenvolver uma empatia mais profunda pelas diversas realidades humanas. Tomando como recorte a literatura afrobrasileira, ela permite que o leitor compreenda a complexidade da identidade negra no Brasil, reconhecendo o racismo estrutural, as lutas e as conquistas de comunidades afrobrasileiras ao longo da história. Diante do exposto, este Caderno Pedagógico busca fomentar a leitura crítica da literatura afrobrasileira, não apenas para ampliar o repertório literário dos alunos, mas para que eles possam se tornar agentes de transformação social, promovendo uma educação antirracista e de respeito à diversidade cultural. |
Palavras-chave: | Literatura negro-brasileira Leitura Antirracismo Literatura afro-brasileira |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Parte de : | A leitura da literatura negro-brasileira na escola : um universo de representatividade a ser explorado |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22426 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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