Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22441
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorRibeiro, Tiago Nery-
dc.contributor.authorSouza, Divanízia do Nascimento-
dc.contributor.authorDias, Marlene Alves-
dc.date.accessioned2025-06-13T19:01:58Z-
dc.date.available2025-06-13T19:01:58Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRIBEIRO, T. N.; SOUZA, D. N.; DIAS, M. A. Investigando a contribuição de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) no processo de ensino e aprendizagem das razões trigonométricas no triângulo retângulo. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Itabaiana, v. 7, n. 1, p. 126-147, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/16067/12726. Acesso em: 13 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2525-5444-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22441-
dc.description.abstractIn this article we investigated the development of student learningin teaching situations developed in a Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) on concepts related to trigonometric ratios in a right-angled triangle, from contents applied to physics, to identify evidence of meaningful learning. The work was based onthe Theory of Meaningful Learning and had a qualitative approach methodology, with elements of Design Experiment, with data analyzed from discursive textual analysis. Considering the principles that determine meaningful learning, we conclude that the PMTU on trigonometric ratios in a right-angled triangle has become a potentially significant material as it has been important for students' idiosyncratic cognitive structures.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofReviSeM - Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectUEPSpor
dc.subjectRazões trigonométricaspor
dc.subjectTriângulo retângulopor
dc.subjectMathematical educationeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectPMTUeng
dc.subjectTrigonometric ratioseng
dc.subjectRight-angled triangleeng
dc.titleInvestigando a contribuição de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) no processo de ensino e aprendizagem das razões trigonométricas no triângulo retângulopt_BR
dc.title.alternativeInvestigating the use of a potentially meaningful teaching units (PMTU) in the learning and teaching process of trigonometric ratios in a right-angled triangleeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo investigamos o desenvolvimento da aprendizagem de alunos em situações de ensino desenvolvidas em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre conceitos referentes ao conteúdo razões trigonométricas no triângulo retângulo, a partir de conteúdos aplicados à Física, para identificar indícios de uma aprendizagem significativa. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa e teve uma metodologia de abordagemdo tipo qualitativa, com elementos do Design Experimente os dados analisados a partir da análise textual discursiva. Considerando os princípios que determinam a aprendizagem significativa, concluímos que a UEPS proposta sobre razões trigonométricas em umtriângulo retângulo tornou-se um material potencialmente significativo, uma vez que foi importante para as estruturas cognitivas idiossincráticas dos alunos.pt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece en las colecciones: DFI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ContribuicaoUnidadeEnsinoPotencialmenteSignificativa.pdf609,64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.