Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22460
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem como ferramenta atrativa para o ingresso no curso de medicina do campus de Lagarto |
Título(s) alternativo(s): | The use of active teaching-learning methodologies as an appealing tool for admission to the medical school in Lagarto campus El uso de metodologías activas de enseñanza-aprendizaje como herramienta atractiva para el ingreso a la curso de medicina en el campus de Lagarto |
Autor(es): | Soares, Carleane Correia, Elder Silva |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | Desde 2009, a Universidade Federal de Sergipe, Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, localizado no Município de Lagarto, utiliza as chamadas metodologias ativas nos cursos da área de saúde. Este artigo objetiva interpelar junto a um grupo dealunos iniciantes no curso de medicina (turma 20021.1) o quanto a utilização das metodologias ativas foi decisiva para a escolha do curso e do Campus. Para a produção dos dados, aplicamos entrevista e fizemos uma análise documental, sendo interpretados pela técnica da análise de discurso. Como resultado identificamos nas falas dos participantes que essas metodologias foram decisivas para suas escolhas e que acreditavam que elas irão prepará-los melhor para um novo momento da medicina, destacando assim sua atratividade se passa na crença de que são capazes de promover a formação de um médico “diferenciado”. Por fim, sinalizamos a necessidade de um olhar crítico em relação às metodologias ativas no sentido de que elas podem oportunizar uma participação educativa, paradoxalmente podem atender à lógica neoliberal. |
Abstract: | Since 2009 the Federal University of Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho, located in the city of Lagarto, uses the so-called active methodologies on Health Courses. This article aims to question a group of beginners in the Medical School (class 2021.1) about how the use of active methodologies was decisive in the choice of the course and Campus. To data collection, we interviewed students and conducted a document analysis, interpreted by discourse analysis approach. As a result, we identified in the participants' speeches that those methodologies were decisive in their choices and they believed that active methodologies will better prepare them for a new moment in Medicine, highlighting thatthe appealing based on the belief that they are capable of promoting the formation of a “distinguished” physician. Finally, we point out the need for a critical look on active methodologies in the sense that they can provide opportunities for educational participation, paradoxically, they can support the neoliberal logic. Desde 2009, la Universidad Federal de Sergipe, Campus Universitario Profesor Antônio Garcia Filho, con sede en la ciudad de Lagarto, utiliza las llamadas metodologías activas en los cursos de salud. Este artículo tiene como objetivo cuestionar con un grupo de principiantes en el curso de medicina (clase 20021.1) cómo el uso de metodologías activas fue determinante para la elección del curso y del Campus. Para la producción de datos, aplicamos entrevistas e hicimos un análisis de documentos, siendo interpretados por la técnica de análisis del discurso. Como resultado, identificamos en los discursos de los participantes que estas metodologías fueron decisivas para sus elecciones y que creían que los prepararían mejor para un nuevo momento de la medicina, destacando así que su atractivo se basa en la creencia de que son capaces de promover la formación de un médico “diferenciado”. Por fin, señalamos la necesidad de una mirada crítica a las metodologías activas en el sentido de que pueden brindar espacios de participación educativa, paradójicamente, pueden encontrarse con la lógica neoliberal. |
Palavras-chave: | Campus de Lagarto Ensino-aprendizagem Medicina Metodologias ativas Active methodologies Lagarto Campus Medicine Teaching-learning Enseñanza-aprendizaje Metodologías activas |
ISSN: | 2358-1425 |
Parte de : | Revista Tempos e Espaços em Educação |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS) |
Citação: | SOARES, C.; CORREIA, E. S. O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem como ferramenta atrativa para o ingresso no curso de medicina do campus de Lagarto. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 15, n. 35, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17514/12784. Acesso em: 17 jun. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22460 |
Aparece nas coleções: | PPGED - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MetodologiasAtivasEnsinoAprendizagemMedicina.pdf | 399,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.